Você já viu uma criança gritando e se jogando no chão no meio do shopping para que os pais comprem o que ela quer? Em via de regra, é difícil convencer a criança com um simples “mamãe não tem dinheiro” ou “hoje não podemos”. Para evitar esse tipo de situação constrangedora, é importante que ela participe desde cedo da economia da casa e entenda o pagamento das contas e o orçamento mensal. Os pais não devem depositar no filho uma preocupação que não pode ser dele naquele momento, mas é saudável para ele e toda a família fazer parte dessa rotina.
As escolas têm sido importantes aliadas doas pais na hora de ensinar educação financeira para as crianças. No Centro Educacional Grão de Mostarda, por exemplo, as crianças recebem aulas e atividades de educação financeira através de uma parceria formada entre a escola e o Programa DSOP de Educação Financeira para o Ensino Básico.
Segundo Carolina Segrini, pedagoga e proprietária da Grão de Mostarda, o objetivo é educar as crianças, capacitando-as para um futuro mais promissor e promovendo a quebra do ciclo de gerações endividadas, conquistando e formando, assim, uma nova geração de pessoas educadas e sustentáveis financeiramente.
Ensine a criança a poupar
De forma simples, seu filho pode aprender pequenas lições que serão úteis por toda a vida. O fato de cuidar de um simples cofrinho dá a ele noções de responsabilidade, da importância de poupar e o zelo por pequenos valores, que, se guardados de maneira disciplinada e periódica, poderão lhe proporcionar vantagens no futuro!
Faça uma experiência, compre um cofrinho para o seu filho e peça a ajuda dele para cuidar das moedas que ficam espalhadas pela casa e no console do carro durante um mês. Procure ajudar “esquecendo” as moedas em alguns lugares. No fim do período você ficará surpreso com os resultados! A quantia pode até ser insignificante, mas para seu pequeno será uma grande conquista.
Serviço:
Grão de Mostarda Centro Educacional
Rua Quinze de Novembro, Praia da Costa, Vila Velha
Telefone: (27) 3035-3235