O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (22), no Diário Oficial da União, as notas dos cursos superiores no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) do ano de 2014. O resultado é usado para compor os índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior.
Os cursos são classificados de acordo com os resultados obtidos no Índice Geral de Cursos (IGC), que vai de 1 a 5. Entre as instituições capixabas avaliadas no processo realizado no ano passado, a Fucape foi a única a conseguir a nota máxima. Outras 16, entre elas a Universidade Federal do Espírito Santo e a Universidade de Vila Velha, receberam nota 4. Nenhum curso de graduação no Estado obteve a nota mínima.
O cálculo é feito com base na média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) — que levam em conta o rendimento dos alunos no Enade, infraestrutura e qualidade do corpo docente. O índice considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, assim, a divulgação refere-se aos três anos suficientes para que todas as áreas sejam avaliadas. Os resultados abaixo de 3 são considerados insatisfatórios.
No total, 24 instituições alcançaram a nota 5: 12 universidades e 12 faculdades. A primeira colocada entre as universidades foi a Universidade Estadual de Campinas, seguida da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana em Foz do Iguaçu. Confira todas as notas no Diário Oficial da União desta terça-feira (22).