Geral

Infrações de trânsito no município de Vila Velha caem em 34% em relação ao ano passado

Nos três primeiros meses de 2018, foram registradas 4.093 autos, enquanto em 2017 foram 5.496

Infrações de trânsito no município de Vila Velha caem em 34% em relação ao ano passado

O número de infrações em Vila Velha apresentou queda de 34% em relação ao ano passado. Nos três primeiros meses de 2018 o número de infrações registradas foi de 4.093 autos, enquanto no ano de 2017, o número chegou a 5.496 autos, uma diferença de 1.403 infrações entre um ano e outro.

Uma nova medida adotada pela Prefeitura de Vila Velha, publicada no último dia 15 de março (Portaria 005/2018), permite a conversão de infração de trânsito em advertência. A proposta, de caráter educativo, beneficia os condutores que não sofreram punições nos últimos 12 meses e que tenham cometido infrações leves ou média.

>> Câmeras em Vila Velha flagram 50 infrações de trânsito na primeira semana

Mais de 30 tipos de infrações, principalmente as relacionadas a estacionamento, foram elencadas pela norma como critério para solicitação da conversão da multa em advertência. A Portaria definiu ainda os requisitos e os procedimentos para a solicitação por escrito do benefício.

>> Oito motoristas são multados no primeiro dia de fiscalização no trânsito por câmeras em Vila Velha

Antes da conversão da multa em advertência, a solicitação é analisada pela Secretaria Municipal de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito (Semprev). O proprietário do veículo ou o condutor infrator só será beneficiado após aprovação do pedido apresentado por escrito.

“O caráter educativo e pedagógico do espírito da norma é mais importante do que a punição”, opina o secretário municipal da Semprev, Oberacy Emmerich Júnior. E acrescenta: “Nós editamos a portaria com o intuito de ressaltar a importância do respeito às leis de trânsito como condição para que vidas sejam preservadas”, sentencia.