O governador Renato Casagrande autorizou, nesta quinta-feira (30), o início das obras do Portal do Príncipe, em Vitória. O projeto promete melhorar o acesso à capital pela Segunda Ponte, além de promover melhorias na mobilidade da região.
As obras terão custo total de R$ 42.688.800,00 e o contrato para execução foi feito através do Regime Diferenciado de Contratação Integrada. Assim, o Estado possui o anteprojeto e a empresa vencedora do processo licitatório desenvolve os projetos e executa a obra.
Durante a assinatura da Ordem de Serviço, Casagrande afirmou que essa é uma importante obra para os municípios de Vitória, Cariacica e Vila Velha, que vai promover também melhoria na mobilidade das pessoas transitam pela região.
Segundo o governador, a intervenção tem recursos garantidos para sua execução. “Temos recurso garantido para a obra e mesmo em época de pandemia é importante preparamos a infraestrutura, que também gera emprego”, pontuou.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, lembrou que o projeto teve inicio no ano de 2014, mas o contrato acabou sendo cancelado pela administração seguinte. “Foi necessário fazer uma nova licitação. Então, aproveitamos para revisar e fazer melhorias no projeto para não só entregar uma melhoria viária, mas também um equipamento público para atividade de lazer e esportiva para a população do entorno”, disse.
O anteprojeto prevê a implantação e alargamento de vias, a reconfiguração urbanística da região, com uma nova iluminação, implantação de praças, quadras poliesportivas, parquinho e academia ao ar livre. Também serão realizadas melhorias nos acessos e saídas do porto, permitindo que ele opere 24 horas por dia.
As intervenções fazem parte das obras prioritárias do Governo do Espírito Santo. O prazo para execução é de 18 meses, sendo que os três primeiros serão dedicados à realização do projeto.
Melhorias previstas:
– Implantação e Alargamento de vias;
– Implantação de rede subterrânea de cabeamento;
– Nova Iluminação Pública;
– Nova sinalização de trânsito com instalação de semáforos inteligentes, para a melhor fluidez do trânsito;
– Melhorias nos acessos e saídas do Porto, permitindo a operação 24 horas;
– Ponte seca passa a ser exclusiva para pedestres;
– Novas calçadas e ciclovias;
– Urbanização de áreas remanescentes, com a implantação de quadras poliesportivas, pista de skate, áreas de lazer, parquinho, academia ao ar livre, bicicletário e nova urbanização.