Geral

Início de agosto terá picos de chuvas de meteoros. Saiba como observar!

O fenômeno acontece até o dia 15 de agosto e o melhor horário para acompanhar é entre 00h e 00h30

Foto: THIAGO BOESIN / BRAMON – 2020
Registro de um meteoro explosivo oriundo da Alfa Capricornídeas em 2020

Durante o início do mês de agosto, chuvas de meteoro poderão ser observadas por entusiastas da astronomia de todo o Brasil. Os rastros de luz da Alfa Capricornídeas serão acompanhados de pequenas explosões com até 5 meteoros por hora, e acontecerão durante vários dias.

>> Fenômeno acontece junto de outra chuva de meteoros. Saiba mais!

A atividade da Alfa Capricornídeas acontece até o dia 15 de agosto e o melhor horário para acompanhar o “show de luzes” será entre 00h e 00h30, quando a Lua ainda não estiver no horizonte e a Constelação de Capricórnio já estiver bem alta no céu.

O brilho da Lua, que está com 75% do brilho aparente, pode ofuscar um pouco a visualização, mas não impede a observação.

Fenômeno Alfa Capricornídeas é resultante de fragmentos deixados por um cometa

Foto: CARLOS JUNG / BRAMON – 29/07/2021
Meteoro que foi registrado no céu de Taquara, Rio Grande do Sul, na madrugada desta quinta-feira (29)

Segundo Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon (Rede Brasileira de Meteoros), a Alfa Capricornídeas foi descoberta em 2002, e é provocada por fragmentos deixados do cometa 169P/NEAT deixados no espaço.

“No caso da Alfa Capricornídeas, a vista é de um feixe luminoso seguido por um momento súbito de brilho, resultante de partes que se desprendem do astro a cada vez que ele passa perto do sol”, afirma o técnico.

O ideal é estar em um lugar afastado das luzes da cidade, com uma ampla visão do céu, e reclinado numa cadeira confortável.

Com informações do Portal R7.