O Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, emitiu nesta quarta-feira (13), um novo alerta de chuvas intensas para vários municípios do Espírito Santo. É esperada chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia além de ventos intensos (40-60 km/h).
Apesar disso, segundo o instituto, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo. O aviso, que já está vigente desde às 11h de hoje, está previsto para encerrar no mesmo horário desta quinta-feira (14).
Veja as instruções divulgadas pelo Inmet:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Cidades em alerta:
1) Água Doce do Norte
2) Barra de São Francisco
3) Boa Esperança
4) Conceição da Barra
5) Ecoporanga
6) Jaguaré
7) Linhares
8) Montanha
9) Mucurici
10) Nova Venécia
11) Pedro Canário
12) Pinheiros
13) Ponto Belo
14) Rio Bananal
15) São Gabriel da Palha
16) São Mateus
17) Sooretama
18) Vila Pavão
19) Vila Valério
Chuva dá trégua, mas ruas de Cobilândia, em Vila Velha, amanhecem alagadas
Diferente dos últimos dias, a quarta-feira (13) começou com sol e poucas nuvens no céu da Grande Vitória.
No entanto, mesmo com a trégua, as ruas do bairro Cobilândia, em Vila Velha, permaneciam alagadas no início da manhã, dificultando a vida de pedestres, ciclistas e motoristas que passam pelo local.
A João Francisco Gonçalves, por exemplo, ficou completamente alagada, causando problemas para comerciantes e moradores. Veja as fotos:
Em 24 horas, Viana registra maior acumulado de chuva
Em estado de emergência, Viana registrou o maior acumulado de chuva em 24h no estado. Segundo informações do prefeito da cidade, Wanderson Bueno, 400 pessoas estão desalojadas e 5 desabrigadas no município.
A informação é do boletim da Defesa Civil do Espírito Santo, divulgado por volta das 6 horas de hoje. Por causa das chuvas, o município decretou situação de emergência.
Leia também: Leptospirose e Hepatite podem ser transmitidas em água de enchentes. Veja como se proteger!
De acordo com a Defesa Civil, um total de 15 cidades capixabas registraram mais de 30 milímetros de chuva em 24 horas. Entre elas, Cariacica (71,88 mm), Vila Velha (71,81 mm) e Vitória (67,74 mm).
LEIA MAIS:
>> VÍDEO | Impressionante! Veja o momento em que prédio desaba em Vila Velha
>> Dia começa com sol, mas previsão é de mais chuva no ES nesta quarta-feira