O resultado da terceira etapa do Inquérito Sorológico estimou que 295.773 pessoas já entraram em contato com o novo coronavírus no Espírito Santo. Os números foram divulgados pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, na manhã deste sábado (13).
Nesta fase do estudo, realizada entre os dias 8 e 10 de junho em 19 municípios, 6.349 pessoas foram testadas. A pesquisa apontou uma incidência de 7,36% da população infectada.
A estimativa populacional mais que triplicou comparada aos resultados da primeira etapa do Inquérito Sorológico, realizada entre os dias 13 e 15 de maio, que apontou a prevalência de 2,1% da população infectada e uma estimativa 84.391 pessoas no Estado. Na segunda etapa a prevalência foi de 5,1% com uma estimativa 206.559 pessoas.
O secretário da Saúde lembrou, mais uma vez, sobre a importância de o estudo ser apenas uma projeção. “O estudo não tem validade científica para poder analisar individualmente cada município. O objetivo do Inquérito é projetar a população do Estado”, disse Nésio Fernandes.
Perfil dos positivos
O estudo desta terceira etapa aponta que do total dos testes com resultados positivos, 62,2% eram do sexo feminino e 37,8% masculino, e que a faixa etária com mais casos positivos foi a de 41 a 60 anos, com 35,5% dos casos. Do total de pacientes positivos, 46,9% apresentaram perda de olfato e 36,4% apresentaram tosse; 29,6% apresentaram febre. Os assintomáticos positivos representaram 28,02%.
Quarta etapa
A última etapa do Inquérito Sorológico será realizada entre os dias 22 e 24 de junho em 19 municípios do Espírito Santo. São eles: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.