Começou nesta segunda-feira (08) a terceira fase do Inquérito Sorológico, pesquisa por amostragem que revela a porcentagem da população capixaba que já entrou em contato com o novo coronavírus.
Neste etapa, que vai até a próxima quarta-feira (10), 5.804 pessoas serão submetidas ao teste rápido para a detecção de anticorpos em 19 municípios do Espírito Santo.
Os domicílios são escolhidos por meio de sorteio, mesmo método utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O uso de equipamentos de proteção é obrigatório durante as abordagens, tanto de quem participa quanto de quem aplica o teste.
Os municípios participantes serão: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Aracruz, Barra de São Francisco, Castelo, Guaçuí, Guarapari, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.
Os dados obtidos serão utilizados pelo Governo do Estado para monitorar o avanço do vírus e embasar as decisões sobre isolamento social, abertura ou fechamento do comércio, entre outras.
As quatro fases do Inquérito Sorológico incluem 27 municípios. Os 11 com maior população participam de todas as etapas. As 16 cidades restantes participam, cada uma, de duas fases.
A primeira fase do inquérito, realizada entre 13 e 15 de maio, revelou que 2,1% da população capixaba havia tido contato com o vírus (84.391 pessoas). Na segunda fase, entre 27 e 29 de maio, o percentual saltou para 5,14% (206.559 mil pessoas).
Etapa 4
Data: 22, 23 e 24 de junho
Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.
Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.