Estão abertas as inscrições para os cursos de qualificação profissional do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, a partir desta terça-feira (6). São 275 vagas para cursos com carga horária de 80 horas, e que serão ofertados em oito bairros que fazem parte do Programa Ocupação Social. As inscrições são on-line e podem ser feitas até a próxima segunda-feira (12).
Estão sendo oferecidos cursos de Fotógrafo, de DJ (Disc Jockey), de Instalador de Redes de Computador, de Maquiador, de Desenhista de Moda e de Recepcionista, com 25 vagas por turma.
Requisitos
Para se inscrever o candidato precisa ter idade mínima de 16 anos, ao menos o Ensino Fundamental Incompleto como escolaridade e um documento pessoal com foto, que será exigido no momento da matrícula. É necessário morar no município, de preferência no bairro onde será ofertado o curso.
Parceria
Os cursos de qualificação serão realizados pelo CEET Vasco Coutinho. Os professores vão sair do ambiente escolar e oferecer as aulas nos bairros, em espaços cedidos pelas comunidades, com o apoio das prefeituras.
As aulas vão acontecer em Vila Velha, nos bairros Barramares, Ulisses Guimarães, Santa Rita e Boa Vista; na Serra, nos bairros Central Carapina, Vila Nova de Colares e Planalto Serrano; e em Cariacica, no bairro Flexal II.
O projeto atende ao Programa Ocupação Social, que tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídios entre os jovens, principais vítimas de crimes contra a vida. Historicamente, os jovens com idade entre 15 e 24 anos representam 40% do total de vítimas de homicídios.
Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar oportunidades aos jovens moradores das áreas mais vulneráveis do Estado, que concentram um número maior de crimes contra a vida. Foram mapeados 25 bairros do Espírito Santo, 17 na Grande Vitória e 08 no interior. Essas regiões vão receber projetos e ações voltadas ao desenvolvimento social, econômico e cultural.
Quadro
Requisitos
Ter pelo menos 16 anos de idade, o Ensino Fundamental Incompleto como escolaridade mínima, um documento pessoal com foto (para a matrícula) e morar no município, de preferência no bairro onde será ofertado o curso.