Geral

Inscrições gratuitas para 40 mil vagas em cursos profissionalizantes no Espírito Santo

Os cursos serão nas áreas de negócios digitais, beleza e cosméticos, customização e alimentação, entre outros. Na primeira etapa, as aulas presenciais acontecem no município da Serra

O evento contou com a participação de diversos alunos de cursos técnicos do Estado Foto: Iures Wagmaker ​

Já estão abertas as inscrições para as primeiras das mais de 40 mil vagas que serão ofertadas gratuitamente, nos próximos 12 meses, pelo projeto OportunidadES, lançado na manhã desta terça-feira (9), pelo governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Nesta primeira etapa, serão ofertados, no município de Serra, os cursos presenciais de Panificação, Instalador de Redes de Computadores, Técnicas de Vídeos para Youtube, Recepcionista de Eventos, Dança e Zumba, Empreendedorismo, Maquiagem de Festas, Maquiador, Matemática Essencial, Customização, Recepcionista, Porteiro, Unhas Decorativas, Administração de Estoque e Armazenamento, Decoração de Vitrines e Decoração de Festas. 

Pela modalidade Online, estão disponíveis para alunos de todo o Estado os cursos de Qualidade na Prestação de Serviços, Criação de Imagens para Propagandas, Inglês Básico, Marketing Digital para Vendas nas Redes Sociais, Customização, Desenvolvimento de Sites, Empreendedorismo, Fotografia, Informática Básica e Programação de Scratch.

Durante o evento de lançamento, que contou com participação de diversos alunos de cursos técnicos do Estado, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Vandinho Leite, explicou que foram levantadas diversas informações para definir quais cursos seriam ofertados no programa. “Negócios digitais, beleza e cosméticos, customização e alimentação são áreas que são tendências para se empreender em 2017”, afirmou.

O governador do estado, Paulo Hartung, disse que o OportunidadES dialoga com outros projetos que já estão em andamento, como o Ocupação Social e o Escola Viva. “Queremos levar uma janela aberta de oportunidades para 40 mil jovens capixabas dos 78 municípios”, ponderou.

Hartung também destacou as facilidades oferecidas pelo avanço da tecnologia, o que, de acordo com ele, possibilitou que mais vagas fossem ofertadas. “É o mundo migrando do analógico para o digital. Precisamos aproveitar estas oportunidades”. Ao final da fala, o governador anunciou que mais de 300 inscrições já haviam sido realizadas no site do projeto.

As inscrições vão até o dia 21 de maio e podem ser realizadas no site www.oportunidades.es.gov.br