Geral

Inscrições para 700 vagas em cursos técnicos gratuitos terminam amanhã

As vagas são para os cursos de nível médio nos Centros Estaduais de Educação Técnica Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva

As vagas são para as Escolas Técnicas de Vila Velha e João Neiva Foto: Divulgação/Governo

Termina nesta quinta-feira (17) o prazo de inscrições no processo seletivo dos cursos de nível médio nos Centros Estaduais de Educação Técnica Vasco Coutinho (Vila Velha) e Talmo Luiz Silva (João Neiva), vinculados à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Para o ano letivo de 2016 são 700 vagas e os interessados devem fazer as inscrições no site.

Os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio Regular, ou EJA/EM, inclusive CEEJA, em qualquer rede de ensino; da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio; ou da Educação de Jovens e Adultos.

No CEET Vasco Coutinho, a novidade é o curso de Multimídia, além de Administração, Eventos, Informática, Modelagem do Vestuário, Produção de Moda, Programação de Jogos Digitais, Rádio e Televisão e Redes de Computadores. No CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva, os cursos ofertados são: Logística; Mecânica; Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.

Para quem estiver cursando a 3ª série do Ensino Médio Regular, ou 3ª etapa de Educação de Jovens e Adultos, o ingresso na rede estadual de ensino técnico só será possível mediante assinatura do termo de compatibilidade de horário, no ato da matrícula.  A divulgação do resultado da primeira fase é a partir do dia 21 de dezembro de 2015, às 10 horas. A lista também estará disponível no site da Secti.

A segunda fase do processo seletivo é a matrícula dos candidatos selecionados nos cursos técnicos oferecidos pelos CEETs Vasco Coutinho e Talmo Luiz Silva, na secretaria das respectivas escolas, no horário das 8h às 20h, no período de 28 de dezembro de 2015 a 8 de janeiro de 2016.

Para os candidatos selecionados, no ato da matrícula, é necessária a apresentação do original ou cópia autenticada do histórico escolar do ensino médio, certificado de conclusão do 2º grau com notas ou equivalente, ou declaração de estar cursando a 3ª série do ensino médio, devidamente assinada pelo diretor e pelo secretário da escola; cópia de documento oficial de identidade; cópia do CPF; duas fotos 3×4 recentes; cópia recente de comprovante de residência (conta de água, luz, telefone etc.) e cópia da certidão de nascimento ou casamento.

Todos os documentos devem ser acompanhados dos originais para conferência e não será considerado matriculado o candidato que não apresentar, no período destinado à matricula, o comprovante de conclusão do ensino médio ou qualquer outro documento exigido.

Para a subsecretária da Secti, Camila Dalla Brandão, as ofertas de vagas são definidas de acordo com a demanda de mercado. “Sabemos que, atualmente, o Estado tem sido atrativo por sua posição estratégica entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esse fato nos leva a oferecer o perfil de profissional que atenda a essa demanda”, afirma.