O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) está com inscrições abertas para formação de cadastro de reserva de estagiários dos cursos de Direito, Comunicação Social, Administração e Informática. A bolsa é de R$ 850, mais auxílio-transporte, para uma carga horária de 20 horas semanais.
As inscrições poderão ser realizadas até 17 de agosto, das 12h às 18h, nas respectivas unidades do MPF (lista abaixo). A prova será realizada no dia 27 de agosto (sábado), a partir das 13h30, em locais que serão divulgados no site www.mpf.mp.br/es.
As vagas de estágio em Direito são para as Procuradorias da República em Vitória, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e São Mateus; as dos demais cursos para a unidade de Vitória.
Para participar, os estudantes de instituições de ensino conveniadas com o MPF devem comprovar, no ato da inscrição, terem concluído pelo menos 40% da carga horária ou dos créditos do curso, e terem conhecimentos em informática e digitação. O candidato preencherá um formulário padronizado, ao qual devem ser anexadas cópias simples da carteira de identidade, do histórico escolar e do comprovante de matrícula.
O prazo de validade do presente processo seletivo é de um ano, prorrogável por igual período, contado da publicação da homologação do resultado.
O processo seletivo consistirá em uma prova escrita de caráter eliminatório e classificatório, não sendo permitida consulta de qualquer espécie. Para os candidatos de Direito, a avaliação será dividida em duas partes, contendo, a primeira, 40 questões objetivas de múltipla escolha; e, a segunda, no máximo duas questões dissertativas, com um ou mais subitens, com enfoque nas matérias de interesse do Ministério Público Federal.
A prova para os candidatos de Informática consistirá em 30 questões objetivas de múltipla escolha, cujo conteúdo envolverá conhecimentos específicos do tema, e uma questão discursiva. Os candidatos de Administração também terão que responder a 30 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos específicos e 10 de Língua Portuguesa e Noções de Informática.
Já a prova de Comunicação Social será subdividida em duas partes, contendo a primeira 40 questões objetivas de múltipla escolha e, a segunda, uma questão discursiva, com um ou mais subitens. Na prova escrita discursiva serão avaliados o domínio das técnicas de redação, coerência, coesão, a correta utilização da Língua Portuguesa e o atendimento ao formato do texto solicitado.
Confira o endereço dos locais de inscrição para os processos seletivos de estágio do MPF/ES:
– Procuradoria da República no Espírito Santo – Avenida Jerônimo Monteiro, 625 – Centro – Telefone: (27) 3211-6408 // 3211-6409
– Procuradoria da República no Município de Colatina – Rua Santa Maria, 46, 4º Andar – Centro – Telefone: (27) 3044-1600
– Procuradoria da República no Município de São Mateus – Avenida Coronel Mateus Cunha, 327 – Bairro Sernamby – Telefone: (27) 3312-1400
– Procuradoria da República no Município de Cachoeiro de Itapemirim – Rua Capivari, 71 – Bairro Independência – Telefone: (28) 3322-1500
-Procuradoria da República no Município de Linhares – Avenida Governador Florentino Avidos, 80, Center Norte Conceição – Bairro Nossa Senhora da Conceição – Telefone: (27) 3048-1450