As escolas da rede estadual interessadas em participar deverão fazer as inscrições por meio do endereço eletrônico www.semanaestadualct.es.gov.br.
Podem participar estudantes das 7ª e 8ª séries/8º e 9º anos – séries finais do ensino fundamental, ensino médio regular e Integrado, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A 11ª Semana Estadual da Ciência e Tecnologia, que neste ano tem como tema a “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, é uma grande oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais vivenciados em todas as áreas da sociedade brasileira.
O objetivo do evento será mobilizar a população, em especial crianças, adolescentes e jovens, em torno de atividades de ciências, tecnologia e inovação, a fim de valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos.
“A participação dos expositores é um momento único de construção de conhecimentos, quando a argumentação e a defesa de ideias ficam evidentes. Além do conhecimento cientifico, os estudantes dos ensinos fundamental e médio podem manter contato com professores do ensino superior e universitários, de maneira a incentivá-los a participarem de outros eventos científicos e feiras de Ciências e até mesmo para o ingresso em carreiras científicas”, destacou Lucileia Gilles, técnica do ensino médio atuante na Sedu.
A lista final de classificação dos 60 projetos selecionados estará disponível a partir do dia 12 de setembro nos sites da Sectti (www.sectti.es.gov.br), da Sedu (www.sedu.es.gov.br) e do evento (www.semanaestadualct.es.gov.br).
Como maneira de incentivar ainda mais a participação de escolas de todo o Estado, a Sedu irá custear o transporte, alimentação e hospedagem de alunos e professores do interior que tiverem trabalhos selecionados.
Os três melhores projetos de cada nível escolar expostos nos eventos serão premiados com medalhas e troféus ao final do evento. Os expositores da III Feira Estadual de Ciências e Engenharia irão receber certificado de participação. Outros detalhes podem ser consultados por meio do edital, anexo.
Regras
Serão desclassificados e proibidos de participar da III Feira de Ciências e Engenharia os trabalhos que apresentarem risco de acidentes, como: uso perigoso de combustíveis, motores de combustão, uso perigoso de condutores elétricos, atividade que possa provocar incêndio e pânico, dissecação de animais ou qualquer prática cruel, experimentos químicos perigosos com substâncias tóxicas e equipamentos de som com ruído excessivo.