As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) abrem a partir da próxima terça-feira (24) e vão até a sexta-feira (27). Cada candidato pode fazer até duas opções de curso em universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais de todo o Brasil.
A inscrição deve ser feita por meio do site www.sisu.mec.gov.br e está restrita a participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 que não tenham tirado zero na redação.
Durante o período de inscrição, o Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos.
Para saber qual sua nota média, e se ela está maior ou menor do que a nota de corte do curso no qual deseja ingressar, o candidato pode conferir as notas de cada uma das quatro provas do Enem – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da redação por meio do site www.enem.inep.gov.br.
O candidato pode ainda, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser, sendo que o sistema considera somente a última inscrição concluída.
Nesta edição, referente ao primeiro semestre de 2017, serão ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições. A quantidade subiu 4,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando 228.071 vagas foram abertas.