As pequenas feras da Matemática começam o ano com a oportunidade de participar da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2023, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
As inscrições estão abertas e seguem até o dia 17 de março, por meio do site da Obmep, devendo ser realizadas pelo diretor ou professor responsável pela competição nas unidades de ensino.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A olimpíada é destinada aos estudantes do 6º ao 9º ano dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas, que concorrem a prêmios de acordo com a classificação nas provas.
Os exames são preparados de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º ano), nível 2 (8º e 9º ano) e nível 3 (ensino médio).
Veja as fases da Olimpíada de Matemática
A 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas acontece em duas fases: uma prova objetiva de 20 questões e uma prova discursiva de seis questões.
A 1ª fase da Obmep será realizada no dia 30 de maio e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova no dia 7 de outubro.
O resultado dos aprovados para a segunda fase será divulgado no dia 2 de agosto e a divulgação dos premiados no dia 20 de dezembro.
Em 2022, na 17ª edição, mais de 18 milhões de estudantes de 54 mil escolas participaram da Obmep. O Espírito Santo conquistou 180 medalhas (ouro, prata e bronze) e 1.205 menções honrosas.
Qual a novidade da Obmep em 2023?
A novidade deste ano é o aumento no número de premiações. Além de mais de 8 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o País, serão distribuídas pelo menos outras 20 mil medalhas ao nível regional.
O número de medalhas a ser distribuída no Espírito Santo será calculado de acordo com o desempenho dos estudantes capixabas na 2ª fase desta edição.
Estímulo ao estudo da Matemática
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em 2005, e realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).
Além de contribuir para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.
*Com informações da Secretaria de Estado da Educação.