Geral

Inspeção declara fim da emergência para rompimento de barragem em Alegre

O local não corre mais risco de ruptura e a Defesa Civil foi orientada a retirar a ordem de evacuação para que os moradores das proximidades retornem para casa

Foto: Foto: Josiel Ferreira

A Stalkraft Energias Renováveis declarou, na tarde desta segunda-feira (27), o fim da emergência para o rompimento da barragem da Pequena Central Hidrelétrica (PHC) Francisco Gros, em Alegre. A declaração foi dada após uma inspeção terrestre feita na barragem de derivação e geração, próximo à comunidade de São João do Norte.

De acordo com o comunicado da Stalkraft, a empresa constatou que não há iminência de ruptura da estrutura e reduziu o estado de emergência para nível de alerta. Desta forma, entende que os moradores do entorno podem retornar às suas residências. Caso as condições hidrológicas voltem a níveis excepcionais e novas inspeções indicarem anomalias, o estado de emergência poderá ser revisto.

Ainda, segundo o comunicado, a decisão de manter o alerta de estado de emergência desde o último sábado (25) teve como foco principal garantir a segurança das pessoas. Nesta segunda-feira (27), imagens mostraram que havia possibilidade de a barragem ter sofrido danos estruturais, o que justificou a decisão tomada pela empresa.

Desde que soube da existência de possíveis impactos na integridade da barragem, a Statkraft adotou imediatamente medidas de contingência: acionou a Defesa Civil e ativou o Plano de Ações Emergências (PAE) para Barragens. Em paralelo, retirou seus colaboradores do local e orientou os órgãos públicos no plano de evacuação da comunidade.

No último domingo (26), foi realizada uma inspeção técnica de sobrevoo de helicóptero. Por precaução, a empresa decidiu manter o nível de alerta de estado de emergência, optando por seguir com uma avaliação mais detalhada da estrutura da barragem, o que só foi possível na manhã desta segunda-feira (27). A Statkraft mantém o monitoramento da barragem e está atenta a possíveis alterações no cenário atual.