Nesta terça-feira (22) os médicos peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prometem voltar a trabalhar normalmente em 87 agências espalhadas pelo país, informou Associação Nacional dos Médicos Peritos Federais. No Espírito Santo, cinco agências vão estar abertas.
O INSS tem 108 agências que realizam perícia médica em todo o país. No entanto, os peritos que trabalham em uma das 21 agências de Previdência Social consideradas inaptas devem continuar o trabalho remoto.
Veja a lista de agências aptas ao trabalho
O INSS afirma que 1.568.000 de pessoas esperam por um atendimento, sendo que quase metade 790.390 precisam de assistência presencial para conseguir o auxílio ou voltar ao trabalho.
Impasse
Desde a reabertura de parte das agências na segunda-feira passada (14), os peritos têm se recusado a retomar o trabalho, alegando falta de segurança nos consultórios.
O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, afirma que as agências que foram liberadas a funcionar foram vistoriadas e atendem aos protocolos de segurança contra a covid-19, tanto de adequação do espaço físico como dos equipamentos exigidos para a segurança no atendimento.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho publicou na sexta-feira (18) edital de convocação para que os servidores retomem os atendimentos de forma imediata nas unidades listadas na publicação.
O governo afirmou que os servidores que não retornaram, a partir da última segunda-feira, terão os dias descontados de seus salários. A orientação é que os cidadãos que tenham horário marcado de atendimento liguem para a agência para checar se local está funcionando.
Com informações do portal R7