Com um investimento de R$ 300 mil, a Secretaria de Meio Ambiente de Atílio Vivácqua concluiu a implantação de 90 fossas ecológicas com tecnologia UASB no interior do município. Os recursos são fruto de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
As melhorias sanitárias foram instaladas nas localidades de São Pedro, Linda Aurora, Alto São José, Vila Nova e Monte Verde, atingindo em torno de 8% da população rural total do município, que chega, atualmente, a cerca de 5 mil habitantes.
E mais R$ 500 mil provenientes de novo convênio com a Funasa serão injetados na construção de 106 fossas sépticas nas comunidades de Santa Tereza, Antas, Santa Cruz, Independência, Santo Antônio e Córrego da Fama, o que atenderá a uma média de 400 moradores.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Marcio Menegussi, essas melhorias são eficazes para solucionar problemas decorrentes do lançamento de efluentes sanitários nos córregos. Ele detalha que a redução de carga orgânica poluente vem resultando na diminuição de odores gerados por fezes e urina, na queda da contaminação das linhas d’água e, ainda, na minoração da infestação de animais peçonhentos nas residências.
“Essa tecnologia foi desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba. Pesquisamos e trouxemos esse modelo para o município por também se tratar de uma solução de baixo custo financeiro e elevada eficiência ambiental”, explica o secretário.