Geral

Instituição de ensino aposta na participação dos pais na vida escolar dos filhos

A Escola Americana de Vitória realiza diversas ações para incentivar os pais ou responsáveis a acompanharem de perto as atividades realizadas pelos alunos.

Foto: Divulgação/Escola Americana de Vitória
Cristiano Carvalho, diretor-geral da EA.

Foi-se o tempo em que predominava a ideia de que a educação de crianças e adolescentes era um papel desempenhado prioritariamente pelos professores. Atualmente, diversos estudos mostram a importância da participação ativa dos pais nesse processo. Essa, inclusive, é uma das premissas da Escola Americana de Vitória (EAV).

Segundo o novo diretor-geral da instituição, Cristiano Carvalho, mães, pais e responsáveis são estimulados a acompanharem de perto a vida escolar dos alunos. O intuito é que esse vínculo afetivo contribua para que o aprendizado ocorra de forma saudável, com ganhos para todo o ambiente escolar.

“O engajamento familiar reduz as questões disciplinares e está diretamente ligado a uma melhoria no desempenho acadêmico dos alunos, dentro e fora da escola. Além disso, é importante que a criança perceba que a família acredita no projeto da escola onde ela estuda”, ressalta.

Para que os pais estejam sempre a par da rotina de estudos dos filhos, a EAV envia, semanalmente, uma newsletter com um resumo dos conteúdos abordados e dos materiais produzidos em sala de aula naquela semana. Com essas informações em mãos, os responsáveis podem conversar com as crianças e os adolescentes sobre os assuntos, criando uma extensão da escola para além do horário letivo. Uma outra ação que faz parte da rotina da escola é a participação das famílias nos exit points, que são momentos de apresentação, pelos alunos, dos projetos por eles trabalhados ao longo de cada período.

A Escola Americana de Vitória também promove, uma vez por mês, o Principal Coffee Talks. No evento, o Principal Nicolas Kay apresenta as metodologias e os avanços educacionais da escola para os pais ou responsáveis. Além disso, a EAV também realiza o Speaker Series, que, juntamente com o Family Connection, compõe um ciclo de palestras com temas variados do universo escolar, como redes sociais, novas habilidades e tecnologia.

“Os pais também recebem um book com o acervo das atividades realizadas em sala de aula durante o semestre. Esses momentos são oportunidades de trazer a família para dentro da escola. É um envolvimento que vai muito além do boletim meramente com notas ao final de um período, pois dessa forma as famílias podem conhecer melhor as habilidades que estão sendo desenvolvidas com seus filhos”, explica o diretor-geral.

Foto: Divulgação/Escola Americana de Vitória
Learning Commons

Educação Internacional

A Escola Americana de Vitória oferece educação internacional de alta qualidade, com imersão na língua inglesa desde as primeiras séries, e possui metodologia diferenciada, com aprendizagem baseada no ensino de competências. A partir de 2022, a instituição contará com a turma do 9º ano do Ensino Fundamental, que corresponde à primeira série do High School, o Ensino Médio da base curricular americana.

Para fortalecer essa missão, a escola contratou recentemente o diretor-geral Cristiano Carvalho. Graduado em Letras-Inglês e com cursos realizados na Inglaterra e nos Estados Unidos, o professor acumula 21 anos de experiência na área da educação básica, do Ensino Infantil ao Médio. Cristiano também é o representante brasileiro da Unesco Center For Peace, o braço da Unesco para fóruns acadêmicos e discussões diplomáticas.

“A EAV é uma escola inovadora, muito bem alicerçada nos pilares teóricos mais modernos e comprovadamente eficazes na educação contemporânea. Uma escola de Vitória para o mundo, com identidade local e global”, elogia o novo diretor-geral.

Matrículas abertas

As matrículas para as turmas do próximo ano letivo de Educação Infantil e Ensino Fundamental, incluindo o 9º ano do Ensino Fundamental II, já estão abertas. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Admissions da Escola Americana de Vitória, por meio do e-mail [email protected] ou pelos telefones 99203-4589 e 3019-6690.