A semana que começou com muito calor no Espírito Santo vai terminar com temporais, de acordo com o Climatempo. Uma frente fria acompanhada de um ciclone extratropical chegará ao Estado na sexta-feira (28). Com o calor que está armazenado, a previsão é de temporais bem fortes com ótimos volumes acumulados.
Entre a madrugada da última quarta-feira (26) e a noite de sexta (28), a formação e o deslocamento de um forte ciclone extratropical vai provocar ventos moderados a fortes e intensas rajadas de vento em áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Em algumas áreas do Sul, as rajadas podem ficar em torno de 100 km/h. O período com risco de ventania é até sexta-feira.
A formação de ciclones extratropicais é mais comum no outono e no inverno. Para o fim de outubro, o surgimento de um sistema como este já é uma situação fora dos padrões usuais.
As simulações atmosféricas mais recentes indicam que o valor mínimo da baixa pressão deste ciclone extratropical deve alcançar valores de 980 a 990 hPa, que é muito baixo. Quanto mais baixa a pressão atmosférica mais intensos são os ventos.
Na madrugada desta quinta-feira e na próxima sexta, o sul e o leste de São Paulo e o estado do Rio de Janeiro poderão sentir rajadas de 60 km/h a 80 km/h associadas com o deslocamento pelo mar do ciclone extratropical. No Espírito Santo, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira, algumas rajadas poderão alcançar velocidades de 50 km/h a 70 km/h. Os ventos tendem a enfraquecer no decorrer da tarde e noite.