A promessa do governo do Estado de fazer a integração total do Sistema Transcol com os ônibus municipais da Grande Vitória ainda vai demorar para acontecer completamente.
Ao contrário de Vitória, onde a integração começa a partir desta segunda-feira (10), em Vila Velha, problemas jurídicos impedem a implantação desse sistema.
Em entrevista à Pan News Vitória, o subsecretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Léo Cruz, disse que a adequação em Vila Velha é complexa, pois, a Viação Sanremo, empresa que faz o transporte municipal na cidade, não faz parte de nenhum consórcio do Sistema Transcol.
“A situação em Vila Velha é mais complicada e não depende só do operacional. Para além da questão técnica, existe uma questão jurídica e administrativa. A Sanremo não faz parte de nenhuma consorciada que opera o Transcol”, explicou.
De acordo com Léo Cruz, para o sistema Transcol ser ampliado para Vila Velha e atender nas mesmas condições que em Vitória, essas questões legais precisam ser resolvidas.
“Em Vitória temos duas empresas que operam no município e que também operam o Transcol, assim, é possível fazer o arranjo jurídico sem maiores problemas. Em Vila Velha a situação é um pouco diferente, por isso não é possível neste momento ampliar o Sistema Transcol para atendimento municipal em Vila Velha”, disse.
Ouça a entrevista completa:
O outro lado
A empresa Sanremo foi procurada pela equipe do Jornal Online Folha Vitória, mas ainda não retornou. Assim que responderem, a reportagem será atualizada.
A Prefeitura de Vila Velha informou que a integração no município está em fase de estudo pela administração.
Mudança em Vitória começa já na próxima segunda (10). Entenda:
A partir da próxima segunda-feira (10), os bairros da cidade de Vitória passarão a ser atendidos pelo sistema Transcol. O sistema de transporte coletivo municipal da capital deixará de existir e haverá a integração. Dessa forma, os passageiros que utilizarem os chamados ‘verdinhos’ poderão pegar um ônibus que vai de um terminal para outro sem pagar mais uma passagem.
Leia mais: Integração do Transcol em Vitória: entenda as mudanças que começam na próxima segunda
Clique aqui para ter acesso as linhas e itinerários.
O usuário terá um tempo pré-determinado, de 30 minutos, para realizar o segundo embarque, fazendo a conexão com as linhas troncais e vice-versa, sem precisar pagar nova tarifa.
Primeiro embarque em linhas alimentadoras de Vitória:
Até 30 minutos para o segundo embarque em Vitória
Primeiro embarque nas linhas troncais ou nos terminais (roletas):
Até 1 hora para um novo embarque em Vitória
Primeiro embarque nas alimentadoras de outros municípios:
Até 1h30 para realizar o segundo embarque em Vitória
O funcionamento é semelhante ao das linhas alimentadoras que operaram em outros municípios da Grande Vitória, como Vila Velha, Serra e Cariacica. A diferença é que, nessas cidades, a integração é feita dentro dos terminais. Como Vitória não tem terminal, no município será feita a integração temporal. Isso significa que o passageiro poderá desembarcar de uma linha alimentadora, em locais pré-determinados, e embarcar em uma linha troncal, sem a necessidade de pagar uma nova passagem, como ocorre atualmente.