Geral

Rodovias no interior do ES são liberadas após mais de 10 horas de manifestação

Os manifestantes bloquearem durante o dia as vias ES-010, ES-257 e ES-456; eles são contra o Projeto de Lei do marco temporal, que tramita do Senado

Foto: Reprodução/ WhatsApp TV Vitória

Os povos indígenas Tupinikim e Guarani das aldeias de Aracruz, na região Norte do Espírito Santo, realizaram uma manifestação durante esta quarta-feira (07). Durante a tarde, eles divulgaram uma nota de esclarecimento para a sociedade. 

Com a situação, eles bloquearam trechos das rodovias: ES-010, ES-257 e ES-456. Os locais foram liberados para o tráfego completo às 17h. Segundo os indígenas, apenas o trecho na Aldeia Boa Esperança, da ES-010 estava em movimento de pare e siga.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os bloqueios ocorreram para empresas, caminhões de cargas, exceto os que tiverem largando turno. O tráfego é livre para: transporte escolar, transporte público, ambulâncias e viaturas policiais. 

Foto: Reprodução/ WhatsApp Folha Vitória

Os manifestantes estavam localizados na entrada de Pau Brasil, na via fábrica na ES-257; na entrada de Córrego do Ouro e na entrada do Irajá; na rodovia Primo Bitti, localizada na ES-456

O protesto é contra o marco temporal e outras violações de direitos que, segundo os povos originários, contém no texto do Projeto de Lei (PL) 2903/2023 que tramita do Senado Federal, em Brasília. 

A mobilização acontece em âmbito nacional, segundo os povos indígenas: “para que toda sociedade compreenda e tome ciência das violações continuadas”. 

Confira o comunicado na íntegra: 

LEIA TAMBÉM: Coroa que abriu desfile da Novo Império no Carnaval de Vitória é furtada e escola faz apelo

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória