Os povos indígenas Tupinikim e Guarani das aldeias de Aracruz, na região Norte do Espírito Santo, realizaram uma manifestação durante esta quarta-feira (07). Durante a tarde, eles divulgaram uma nota de esclarecimento para a sociedade.
Com a situação, eles bloquearam trechos das rodovias: ES-010, ES-257 e ES-456. Os locais foram liberados para o tráfego completo às 17h. Segundo os indígenas, apenas o trecho na Aldeia Boa Esperança, da ES-010 estava em movimento de pare e siga.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os bloqueios ocorreram para empresas, caminhões de cargas, exceto os que tiverem largando turno. O tráfego é livre para: transporte escolar, transporte público, ambulâncias e viaturas policiais.
Os manifestantes estavam localizados na entrada de Pau Brasil, na via fábrica na ES-257; na entrada de Córrego do Ouro e na entrada do Irajá; na rodovia Primo Bitti, localizada na ES-456
O protesto é contra o marco temporal e outras violações de direitos que, segundo os povos originários, contém no texto do Projeto de Lei (PL) 2903/2023 que tramita do Senado Federal, em Brasília.
A mobilização acontece em âmbito nacional, segundo os povos indígenas: “para que toda sociedade compreenda e tome ciência das violações continuadas”.
Confira o comunicado na íntegra:
LEIA TAMBÉM: Coroa que abriu desfile da Novo Império no Carnaval de Vitória é furtada e escola faz apelo