Os leitores do Folha Vitória usaram as redes sociais para mostrar os registros que fizeram do eclipse lunar, na virada desta noite de domingo (27).
Moradores do Sul do Estado postaram imagens do momento que não acontece com tanta rotina. O fotógrafo Paulo José Vieira, de Cachoeiro de Itapemirim, foi um dos que se dedicou durante horas para não perder os melhores registros. “Foi prazeroso demais e ao final montei quatro fotos com as fases mais interessantes”, disse.
Outra que também registrou o momento foi a internauta Erica Sales Matias. “Depois de muitas tentativas com recurso apenas no celular, aqui está ela…maravilhosa!”, disse a leitora que passou horas na praias de Itaipava, em Itapemirim, acompanhada pelo marido.
O eclipse teve seu ápice por volta de 23h15 deste domingo (27), mas teve quem registrasse a lua bem antes do fenômeno começar, encantados com sua beleza e tamanho. Foi assim com o fotógrafo Jorge Luiz Santana, em Cachoeiro de Itapemirim, que usou o Pico do Itabira como fundo e com o representante Renato Mofati, em Mimoso do Sul, que clicou a lua em sua maior forma.
A superlua junto com eclipse lunar total é uma coincidência que ocorre uma vez a cada 30 anos. O último encontro desses dois fenômenos aconteceu em 1982.
Em seu ponto mais próximo da Terra, a lua, grande e luminosa, ficou vermelha em um eclipse total, um fenômeno magnífico que só voltará a acontecer em 2033. Os admiradores que conseguiram contemplá-la foram presenteados com um espetáculo da natureza.