Foi lançado, na manhã desta quinta-feira (3), no Terminal de Campo Grande, em Cariacica, o novo sistema de videomonitoramento nos terminais do sistema Transcol. Além das câmeras, os usuários poderão se conectar gratuitamente à Internet via rede Wi-Fi. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Renato Casagrande e demais autoridades.
Para ter acesso à conexão Wi-Fi, o passageiro deverá abrir o navegador e efetuar um cadastro simples, com informações como e-mail e telefone. A previsão é de que a novidade chegue aos 10 terminais de integração do Sistema Transcol nos próximos 60 dias. As câmeras de videomonitoramento vão acompanhar a operação dos ônibus e ajudar na segurança dos usuários do transporte coletivo que passam pelas unidades.
O investimento para a contratação do serviço é de R$ 50 mil por mês, por terminal. Serão 130 câmeras, podendo chegar a 200, conforme a necessidade dos terminais.
Tecnologia
As câmeras que serão instaladas têm sistema Full HD, tecnologia utilizada em aeroportos como o de Guarulhos, em São Paulo, metrôs do Rio de Janeiro, Londres e Paris, além dos estádios de futebol da Copa do Mundo e os ônibus da Fifa.
Todas as câmeras, fixas e móveis, têm proteção antivandalismo e contra a ação do tempo (ventos, chuva, etc). As novas câmeras têm o objetivo de monitorar de perto a operação dentro dos terminais. Além disso, será parceira do Centro de videomonitoramento do Ciodes.