Muitas das doenças que hoje amedrontam as cidades são causadas pelo acumulo de lixo urbano. Pensando em conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva, a intervenção urbana “Eles passarão, eu passarinho” irá levantar voo para novas atitudes, no próximo sábado, 23, no Centro de Vitória.
O evento reunirá grandes nomes como Ângela Gomes, Atílio Colnago, Celso Adolfo e Caca Benevides, junto de iniciantes para a exposição a céu aberto. Serão fixados cerca de 100 passarinhos em mosaicos, de artistas capixabas, cariocas, peruanos e argentinos, por quase todas as edificações do Corredor Criativo Nestor Gomes, previamente autorizadas pelos proprietários dos imóveis.
A intervenção traz um alerta à população: “temos que ser responsáveis pelo lixo que produzimos. Os animais são olfativos e, por isso, se sentem atraídos pelo cheiro do lixo. Assim, além de se contaminarem, também acabam transmitindo doenças, como a dengue, leptospirose, raiva, sarnas, micoses, verminoses e outros”, alerta a artista plástica e ambientalista Vania Caus, idealizadora do projeto.
Vania explica que as intervenções urbanas cumprem importante papel político e é necessário extrapolar as portas e janelas dos museus e galerias. “A arte precisa ir para as ruas, para aonde o povo está. Além de tornar a cidade mais bonita e colorida, estas intervenções cumprem um papel político importante, uma vez que valorizam os patrimônios materiais e imateriais, abordando temas recorrentes na sociedade”, conta Vania.
A mostra será no dia 23 de setembro, marcado pelo dia da Defesa da Fauna. O evento contará com uma programação especial com barracas de artesanato, bikefoods, contação de histórias e oficinas. Eles Passarão, Eu passarinho começará a partir das 14h e é aberto ao público.
Serviço
Eles passarão, eu passarinho
Data: 23/09, a partir das 14h
Local: Corredor Criativo Nestor Gomes
Entrada gratuita