Pessoas vestidas como executivos, porém de olhos vendados e banhados em barro atraiu olhares curiosos no Centro de Vitória, na tarde desta sexta-feira (5).
A intervenção denominada “Cegos” faz parte do circuito Palco Giratório do SESI tem como objetivo a alusão a pessoas de poder que estão cegas, sujas e lentas. De acordo com a diretora de performance Priscilla Toscano o projeto envolve ética corrompida, eixo político e religioso da sociedade.
“É uma obra aberta a diversas leituras, as pessoas não enxergam questões óbvias que nos cercam, em um exemplo atual, o cidadão que vota e não acompanha, mas critica o governo que nós elegemos”, explica Priscilla Toscano.
Para a dona de casa Maria das Graças Jureves é algo contagiante. “A gente não consegue se afastar, é diferente. Parecem pessoas de alta sociedade, políticos e executivos de olhos vendados e sujos”.
A intervenção Cegos já passou por Paris, Amsterdã, Barcelona e Ilha da Madeira. No Brasil foram 25 cidades, como, Natal, Fortaleza, Manaus, Cuiabá, Maceió, Recife, Porto Alegre, Corumbá entre outras. A próxima a receber será Campina Grande na Paraíba.
São 40 participantes selecionados localmente que passam por dois dias de treinamento. O trajeto sempre é desenvolvido para passar em frente de símbolos de poder, como foi o caso do Palácio Anchieta, em Vitória.