Com a chegada do inverno, as doenças respiratórias começam a aparecer com mais frequência. Isso acontece por causa do clima que fica mais seco. Também nesse período, as pessoas passam mais tempo em locais fechados e ficam mais juntas, facilitando a proliferação de vírus e doenças infecciosas.
De acordo com o clínico geral Eurico Schmidt, as doenças mais comuns nessa estação são rinite, sinusite e asma. “Uma dica para se prevenir nos dias frios é limpar bem os ambientes para evitar a poeira, manter uma boa alimentação, ingerir bastante líquido, e para quem possui animais de estimação, o cuidado precisa ser redobrado para evitar os pelos”, apontou o médico.
Segundo Schmidt, por conta do frio é difícil as pessoas não passarem a maior parte do tempo em locais fechados, mas se for possível, é bom evitar. “Quando as pessoas estão juntas é mais fácil contrair doenças virais e infecciosas. Não é fácil evitar ficar perto de pessoas gripadas e resfriadas. E para quem for sair, é bom estar bem agasalhado. Como eles ficam guardados durante todo o ano, é bom lavar bem e ter cuidado com o mofo”, afirma.
Uma maneira de evitar a gripe é lavar sempre as mãos e evitar levá-las ao nariz e à boca quando estiverem em lugares com grandes aglomerações. Outra questão é que durante o inverno ocorre a inversão térmica, aumentando o número de poluentes no ar, que favorece crises de renite e asma. Pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que diminui a capacidade respiratória, também apresentam pioras nesses dias, geralmente mais secos. Para os dias de umidade mais baixa, a dica é tomar muita água.
O médico apostou que durante a estação mais fria do ano as pessoas ingerem pouco líquido. “Nesse período bebemos pouca água, então temos que estar sempre de olho na cor da urina. Se estiver escura é necessário beber mais água. E quem tiver alguma crise a orientação é procurar um médico”, alerta.
Temperaturas podem chegar a 9 °C
A estação mais fria do ano começa neste sábado (21) em todo o país. E no Espírito Santo os capixabas já podem preparar os casacos. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as temperaturas para o primeiro dia de inverno no Estado variam entre 9 °C e 22 °C na região Serrana e entre 9 °C e 28 °C nas demais regiões.