A massa de ar polar, que trouxe frio para áreas do sudeste do Brasil no último fim de semana, está se afastando para alto mar. De acordo com o Climatempo, com a mudança na direção dos ventos, a umidade entra em queda e as temperaturas voltam a subir. O outono termina, segundo o instituto, com o tempo bem típico da estação por quase toda a Região Sudeste: friozinho na madrugada, predomínio de sol e céu azul, com poucas nuvens e temperaturas amenas durante à tarde.
“A tendência agora, serão de dias mais estáveis com a volta do predomínio de uma massa seca”, explicou a meteorologista Fabiana Weykamp, do Climatempo. Nos primeiros dias do inverno, que começa na quinta-feira (21), a previsão é de um pouco de frio na madrugada e temperaturas agradáveis à tarde, sem muito frio e nem muito calor.
Até o final da semana, segundo o Climatempo, os termômetros vão subir mais. “O primeiro fim de semana do inverno será até quente para os padrões da estação, com sol forte e calor à tarde em toda a Região Sudeste”, completou Weykamp.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), aqui no Espírito Santo, os meses de julho, agosto e setembro, que compreendem a estação, são comumente os meses mais frios e secos do ano. Para o inverno de 2018, a equipe de meteorologia do Incaper espera uma diminuição na frequência da passagem de frentes frias e essas mesmas devem vir acompanhadas de massas de ar menos intensas.
“Assim, o inverno não deverá ser tão rigoroso em relação às temperaturas. As chuvas devem ocorrer em torno da média. Os maiores acumulados irão se concentrar principalmente no setor sudeste do Estado. O tempo vai estar ótimo para aproveitar os dias nas montanhas capixabas, os setores de turismo rural e agroturismo”, informou a meteorologista do Incaper Thábata Brito.