Em julho de 2018, empresários de Domingos Martins e a Prefeitura do município se reuniram para discutir a criação da Rota dos Ipês, nova rota turística que tem como intenção reforçar o turismo serrano. A Rota foi pensada no município por ser um local repleto de belezas naturais e rotas turísticas que recebem a visita de viajantes em todas as estações do ano.
As reuniões de discussão deram certo e, em outubro de 2019, a Rota dos Ipês foi regulamentada em Domingos Martins. Desde o último dia 6, mudas de ipês estão sendo plantadas em um trecho de 7 km, que tem início na chegada de Soído e término na comunidade de Santa Úrsula. Agora, será instalado um portal e placas de sinalização para a Rota.
“A comunidade só tem a ganhar, visto que a atividade turística gera postos de trabalho, riquezas e promove uma melhor distribuição de renda e inclusão social. Turismo é o nosso caminho”, afirma a secretária de Turismo de Domingos Martins, Rejane Entringer Ewald.
Para a criação da Rota dos Ipês, os idealizadores do projeto envolveram também a comunidade, que auxiliou na escolha do nome da Rota. O objetivo é que a Rota contribua para o desenvolvimento econômico e para a empregabilidade no município, fomentando a produção local em diversos setores, como o turístico e o cultural.
Além dos turistas, quem também se beneficia são os moradores da Vila de Soído, por onde o trecho com as mudas de ipês passa. “A rota vai embelezar ainda mais a nossa região e valorizar os moradores”, comenta Silvia Alvina Bellon, presidente da Associação de Moradores.
O vereador Nelson Soares da Silva Junior, autor do projeto de lei no município, lembra que a Rota pode incentivar a chegada de novos empresários a Domingos Martins.
“Acreditamos que a Rota irá trazer novos empresários. Já temos o SESC Domingos Martins, o Sítio dos Lagos, os condomínios Espelho d’Água, Terralta e Parque das Hortências como grandes estruturas na região. Com o plantio feito, no inverno de 2020 já teremos esse trecho repleto de árvores floridas”, diz.
O iniciador do projeto, Claudio Chieppe, sócio-administrador da LC Empreendimentos, acredita que este é o momento de investir nas produções e melhorias locais, além de preparar a região para a chegada de novos empreendimentos na região serrana.
“A expectativa é conciliar as duas principais riquezas do município: o agronegócio e turismo. Temos excelentes produtos e produtores que muitas vezes não possuem visibilidade e a Rota vai reforçar a tradição de Domingos Martins com eventos turísticos, como o Brilho de Natal, o Festival de Inverno e a Vila de Páscoa”, declara Cláudio.