Geral

Irlanda oferece R$ 440 mil para pessoas se mudarem para ilhas remotas; veja como participar

As inscrições para o programa "Nossa Ilhas Vivas" começam no próximo sábado (01)

Foto: Reprodução/ Pexels

Já pensou em morar em uma ilha remota cercada por belezas naturais? O governo da Irlanda vai abrir inscrições no próximo sábado (01) para recrutar pessoas que desejam morar em uma das 30 ilhas remotas do país europeu. Quem for selecionado pode receber até 84 mil euros, cerca de R$ 440 mil, por isso.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A iniciativa faz parte do Programa Nossas Ilhas Vivas e tem como objetivo garantir que comunidades vibrantes e sustentáveis ​​possam sobreviver e prosperar. O dinheiro pago precisa ser utilizado para a transformação de edifícios abandonados em residências permanentes.

Relacionado com esse objetivo está a nossa ambição de que os visitantes das ilhas possam continuar a experimentar e apreciar a cultura única, o património e a riqueza ambiental que as ilhas têm para oferecer“, destaca o governo irlandês no site do programa.

Segundo a Forbes, entre as ilhas escolhidas está Inis Mór, que foi cenário do filme “Os Banshees of Inisherin”, indicado ao Oscar de 2022.

LEIA TAMBÉM: Família de brasileiro morto em Portugal pede ajuda para trazer corpo ao ES

A política das ilhas é sustentada por cinco objetivos estratégicos de alto nível, que, de acordo com o governo da Irlanda, são identificados pelos próprios ilhéus como sendo de importância fundamental para o futuro sustentável de suas comunidades. São eles: 

1. Revitalizar os níveis populacionais nas ilhas;
2. Diversificar as economias insulares;
3. Melhorar os serviços de saúde e bem-estar;
4. Capacite as comunidades da ilha;
5. Construir futuros sustentáveis ​​inteligentes.

Como participar do programa

As inscrições para participar do programa começam em 01 de julho. Os interessados devem acessar o site do Governo da Irlanda e preencher o cadastro. 

Para ajudar os estrangeiros interessados em participar da iniciativa, o governo divulgou um guia de documentos com as informações sobre o projeto e as principais dúvidas.

LEIA TAMBÉM: Recursos do Google vão facilitar acesso a benefícios sociais e vacinas

É importante destacar que, embora qualquer pessoa possa comprar uma propriedade na Irlanda, isso não significa que ela terá automaticamente o direito ao visto de residência.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.