Geral

Irmã Otília faz 90 anos e recebe homenagem em Cachoeiro

Religiosa é uma das mais célebres figuras da Santa Casa de Cachoeiro, onde realiza visita aos pacientes internados, levando palavras de fé e encorajamento

Foto: Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

A Irmã Otília, conhecida pelo apelido carinhoso de “Anjo de Cachoeiro”, completou 90 anos de idade nesta quinta-feira (5). Para celebrar a ocasião, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim preparou uma homenagem em forma de uma missa de gratidão, na capela do hospital.

A religiosa é uma das mais célebres figuras de Cachoeiro, principalmente da Santa Casa. Foi lá que ganhou a alcunha de anjo, por levar palavras de fé e encorajamento aos pacientes internados, para que se recuperem logo.

E foi também na Santa Casa que a irmã passou momentos difíceis neste ano, quando ficou internada por seis dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar uma pneumonia.

A celebração aconteceu logo que irmã Otília chegou ao hospital para sua já tradicional visita aos doentes. 

Ali, ela foi recebida pela equipe da Santa Casa que se juntou no pátio para comemorar a data. A festa contou ainda com a presença do bispo Dom Luiz Fernando Lisboa.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“A irmã Otília dedicou toda sua vida à Santa Casa, visitando os doentes, levando a Palavra e falando do Evangelho. Ela é uma presença de Deus aqui no hospital. Que Deus a abençoe e que tenha muita saúde para continuar seu trabalho tão importante aqui na Santa Casa”, disse o bispo Dom Luiz.

Um pouco sem jeito pela homenagem repentina, Irmã Otília agradeceu o carinho dos presentes e disse que continuará com sua rotina de visitação aos doentes internados no local. 

“Agradeço a todos por essa homenagem. Vocês estão nas minhas orações e rezo sempre por todos que trabalham aqui. E além das minhas orações em casa, eu gosto de vir aqui ver meus doentes todos os dias. Eu só tenho que agradecer”, disse

“Anjo de Cachoeiro”

A sétima de 14 irmãos, Irmã Otília nasceu em Oliveira, em Minas Gerais. Seu nome de batismo é Sebastiana Rodrigues Valadão. Aos 17 anos, começou sua vida religiosa trabalhando com os doentes em Belo Horizonte. Em 1960, recebeu o Santo Hábito e, nove anos mais tarde, fez os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência.

A missão da irmã sempre foi a de levar conforto aos enfermeiros em vários locais, como: Colatina, Vitória, Araxá, Governador Valadares e Rio de Janeiro. 

Desde 1966, está em Cachoeiro de Itapemirim, e visita diariamente os pacientes internados na Santa Casa do município.

Cachoeirense Presente

No início deste ano, foi aprovada por unanimidade entre os vereadores a indicação de Irmã Otília a Cachoeirense Presente nº 1 de 2023. 

Ela também foi homenageada na Casa com os títulos de Cidadã Cachoeirense, pelo vereador Paulinho Careca (PSB) e de Mulher Cachoeirense, através de Paulo Grola (PSB). A indicação partiu dos parlamentares e também do jornalista Alessandro de Paula.

“Sabemos que outros nomes, também merecedores, podem ser indicados para receber esta honraria na Festa de Cachoeiro de 2023”, avaliou Alessandro à época, “mas, considerando que esta senhora já está com 89 anos, acredito que é o momento certo para a homenagem. Por isso pedimos que os vereadores avaliem nosso pedido com carinho”

Leia Também: VÍDEO | Incêndio de grandes proporções atinge depósito na Serra