O duplo transplante de rins para os irmãos capixabas foi concluído com sucesso na última quinta-feira (16). Os dois foram operados juntos em um hospital de Vila Velha.
Luciano Chagas Silvério e Adriano Chagas Silvério são naturais de Linhares e possuem uma insuficiência renal crônica, uma doença que causa a perda gradativa dos rins. Os órgãos são responsáveis por filtrar o sangue e eliminar as substâncias consideradas nocivas para o organismo.
A doença renal acompanha a família há gerações. O pai e o avô dos rapazes também tiveram o mesmo problema de saúde. Os irmãos cresceram juntos, e nesta mesma condição, descobriram ter herdado a doença. Eles são vizinhos e sempre fizeram companhia um ao outro nas sessões de hemodiálise.
Os irmãos entraram no bloco cirúrgico do Hospital Evangélico de Vila Velha por volta de 17h30 e antes das 22 horas já estavam liberados, com os novos rins transplantados e em pleno funcionamento. Em apenas quatro horas, a equipe médica concluiu ambos os procedimentos.
De acordo com o Dr.Hélio Reis Cyrino, nefrologista responsável pelo plantão do hospital nesta sexta-feira (17), a expectativa é que em uma semana os irmãos recebam alta hospitalar, período padrão necessário para se recuperarem.
Assista à reportagem!