Com a chegada da alta temporada de verão o fluxo de turistas triplica em Itapemirim, aumentando, consideravelmente, o número de veículos na cidade, em especial, nos balneários do município. Para desafogar o trânsito na Rodovia do Sol, a prefeitura criou uma rota alternativa entre as praias de Itaoca e Itaipava, com mão dupla passando pela rua da Linha.
Para mobilizar e conscientizar moradores e visitantes algumas alterações viárias são necessárias. Uma delas é o condutor estacionar apenas em um dos lados da via. Outra saída paliativa e que ajuda garantir maior fluidez ao trânsito em pontos críticos, é evitar o uso excessivo de veículos, optando por fazer pequenos percursos em transportes alternativos, como bicicleta, por exemplo.
Além disso, a orientação é que os motoristas estacionem seus veículos em apenas um dos lados das ruas, para facilitar a coleta de lixo, uma vez que o estacionamento nos dois lados dificulta a passagem dos caminhões coletores.
A Rota Alternativa Itaoca/Itaipava tem início na rua Timóteo (mão única), em Itaipava para quem trafega no sentido Piúma x Marataízes, passando pela rua da Linha (mão dupla), terminando na rua Heitor Cardoso (mão dupla), próximo à Base do Resgate, em Itaoca. O trajeto inverso se inicia na rua Heitor Cardoso e finaliza na rua Belo Horizonte (nesta o tráfego sentido Rua da Linha x Rodovia do Sol, é em mão única).
A transitabilidade na praia, passando pela Avenida Atlântica (Avenida Beira Mar) é de mão única, no sentido Marataízes x Piúma, em toda a extensão da orla entre Itaoca e Itaipava. A medida visa desobstruir o trânsito, melhorando assim a qualidade de vida de turistas, comerciantes e moradores.