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Itapemirim informatiza sistema de saúde e aperfeiçoa atendimento na região

Todas as unidades de saúde e o Hospital Menino Jesus atuam em rede. Desse modo, o prontuário do paciente passa a ser eletrônico e disponível onde ele for atendido

O prontuário do paciente passa a ser eletrônico e disponível onde ele for atendido. Foto: Divulgação/Prefeitura

Sabe aquela história de ir ao médico e sair do consultório sem saber qual remédio terá de tomar, porque a letra é incompreensível? Essa realidade está mudando em Itapemirim. A partir de agora, todas as unidades de saúde do município estão sendo informatizadas e o receituário, que antes era preenchido à mão, agora é padronizado e impresso. Essa é apenas uma das vantagens desse novo sistema, que já começou a ser instalado e já é utilizado em 80% das unidades.

Com a novidade, todas as unidades de saúde e o Hospital Menino Jesus atuam em rede. Desse modo, o prontuário do paciente passa a ser eletrônico e disponível onde ele for atendido. O sistema, além de agilizar e dar maior segurança para a consulta, possibilita que o médico saiba qual medicamento o paciente já fez uso e se é necessário trocá-lo.

Mas, as novidades não param por aí. É o que garante o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, pois com a informatização e a integração dos setores da saúde do município, médico e paciente já sabem quais medicamentos estão disponíveis na Farmácia Básica Municipal no momento da consulta. Ao procurar a farmácia, os atendentes já sabem o que foi receitado para o paciente e também agilizam o atendimento, além de saber a quantidade disponível no estoque da farmácia.

Se no momento da consulta o profissional médico solicita um exame laboratorial, o novo sistema também vai atuar como facilitador. Se antes o paciente precisava sair do consultório e procurar a Agência Municipal de Agendamentos (AMA), agora ele já sai da consulta com dia e horário dos exames agendados, acabando com filas e espera no setor.

“A informatização das nossas unidades e setores da saúde está revolucionando o atendimento em Itapemirim. Trabalhando em rede, o histórico médico do paciente estará disponível aonde ele precisar de atendimento, inclusive em casos de urgência e emergência. Esse foi um investimento simples, barato e muito eficaz para dar mais conforto e segurança para a nossa população”, comenta o secretário de Saúde, Alex Wingler.

Dados complementares, como exames não realizados e vacinas em atraso, também são mostrados ao médico durante o atendimento, sempre destacados em letras vermelhas para chamar a atenção do profissional da saúde.