Geral

Itapemirim instala mais lixeiras para evitar sujeiras nas praias durante o verão

Nesta época do ano, por causa do aumento do fluxo de turistas, o recolhimento de lixo é realizado duas vezes por dia nas praias de Itaoca e Itaipava

Foto: Divulgação

A Secretaria de Administração Regional de Itaipava/Itaoca, está intensificando o serviço de coleta de lixo e transporte de resíduos urbanos no litoral, devido ao aumento na demanda durante a temporada de verão. Diversos latões foram espalhados pela orla, para melhor servir ao cidadão e manter a cidade sempre limpa.

De acordo com o responsável pelo transbordo, Janderlei Arcanjo Freitas, a produção de resíduos nesta época passa de 600 toneladas, coletando assim aproximadamente 1.400 toneladas/mês. Diante disso, a prefeitura vai disponibilizar mais 200 bombonas coletoras na extensão das praias de Itapemirim, desde o Maraguá até o Monte Aghá.

Janderlei ressalta que a coleta de lixo no município é diária durante o ano, porém, entre o Réveillon e o Carnaval, por causa do aumento no fluxo de turistas, o recolhimento de refugos passa a ser duas vezes por dia, ou seja, às 4h e às 14h. Destaca ainda que serão disponibilizados oito contêineres (estação provisória) para o transbordo.

A estimativa é que a produção do lixo triplique nesta época do ano, porém, esse material ou parte dele é descartado na natureza, em especial, nas areias das praias. Na natureza todos os resíduos orgânicos se decompõem rapidamente, mas os materiais artificiais produzidos pelo homem podem levar até um milhão de anos para se decompor.