Em função de surtos de caxumba registrados em São Paulo e da constatação de casos em adolescentes e adultos no município de Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recomenda que a população de adultos com menos de 49 anos procure as salas de vacina das unidades de saúde portando o cartão de vacina para avaliação e imunização, caso necessário.
A vacina que evita a doença é a chamada tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). É dada de rotina nas crianças de 12 meses de idade em todos os postos de saúde. As pessoas entre 01 e 19 anos de idade devem ter duas doses da vacina tríplice viral, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
Já os adultos até 49 anos, não vacinados ou sem comprovação de dose recebida anteriormente, devem tomar uma dose da vacina tríplice viral.
Saiba mais sobre a doença
A caxumba é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus; tem como principal característica a presença de uma inflamação de glândulas salivares. De 30 a 40% dos indivíduos infectados apresentam uma infecção sem sintomas.
Quando aparecem, os sintomas são: febre, dor de cabeça, dor muscular, perda de apetite, edema e aumento de sensibilidade na parótida em um dos lados ou nos dois lados. O período de transmissão estende-se de dois dias antes do início da parotidite até 5 dias após esta data.
A transmissão se dá pelo contato direto com uma pessoa infectada por meio das gotículas de secreção da orofaringe. Há uma tendência à manifestação epidêmica em escolas e instituições onde há agrupamento de adolescentes e adultos.