No Espirito Santo já são 629 profissionais da saúde com coronavírus. O último levantamento feito pela Secretária Estadual de Saúde, mostra que o estado tem 1.944 casos confirmados da doença e um terço são de profissionais da saúde.
Ao analisar os dados é possível ver que 15 profissionais da saúde contaminados com a covid-19 tem mais de 60 anos, ou seja, fazem parte do grupo de risco. Além disso, pelo menos 110 profissionais têm alguma comorbidade, como diabete, obesidade e problemas cardíacos. Mas, a orientação da Organização Mundial da Saúde, inclusive da Secretária Estadual de Saúde do Estado, é que os trabalhadores que fazem parte do grupo de risco sejam afastados do trabalho.
Segundo o subsecretário Luiz Carlos Reblin, a Sesa vai fazer uma análise da razão pelo qual os profissionais de saúde, que fazem parte dos grupos de risco, estão trabalhando. Ainda garantiu que as medidas estão sendo tomadas pelo estado para dar segurança as profissionais. Ele afirmou também que novos profissionais estão sendo contratados, para substituir os trabalhadores que foram afastados.
No entanto, o número preocupa o Sindicato dos Médicos do Estado. Segundo o presidente, não há dados que mostram como está sendo o tratamento desses profissionais. Mas até o momento, um profissional da saúde morreu no estado, a única morte registrada na categoria. Porém, segundo a Sesa, a vítima era de Minas Gerais e não pegou a doença trabalhando em algum hospital do Espírito Santo.
Com informações do repórter Matheus Brum da Tv Vitória / Record Tv.