Geral

Jardins verticais: veja como unir o amor pelas plantas à decoração de ambientes

Na parede, no teto, em vasos ou até garrafas, são muitas as opções para montar um jardim vertical dentro de casa; além de decorar o ambiente, ainda é possível economizar no espaço

Foto: João Paulo Dominguez Carvalho

O amor pelas “plantinhas” tem tomado as redes sociais. Por toda parte é possível encontrar quem seja “mãe de planta” ou “pai de planta”. Apesar da discussão recente, o hábito de cultivá-las em casa é bem antigo, mas com os novos estilos de vida e de moradia, o costume precisou ser repaginado, ganhando novos formatos que se adequam à disponibilidade de cada um.

De início podem parecer estruturas complexas, mas com o tempo e com carinho, esses jardins podem fazer parte do dia a dia de qualquer pessoa. A técnica pode parecer atual, mas de acordo com o arquiteto e urbanista Paulo Carvalho, o costume dos jardins verticais são bem antigos. Eles caíram no gosto da sociedade nos últimos anos e tem sido muito requisitados por clientes que desejam criar um ambiente verde seja em casas ou apartamentos.

Foto: João Paulo Dominguez Carvalho
Jardim vertical criado com plantas artificiais

“A demanda é tão grande a ponto de fabricantes e floriculturas passarem a produzir plantas de plásticos para atender o público. Essas plantas já vem com um suporte e nas mais diversas opções”, explicou.

O arquiteto conta que os jardins verticais utilizados hoje possuem inspiração nos jardins de estilo inglês e no estilo conhecido como cottage garden, que misturam diversos tipos de plantas em um mesmo espaço.

Diferentes opções

Paulo destaca que dentro do assunto de jardins verticais, as opções são inúmeras e vão desde suportes instalados em toda a parede, até vasos pendurados em diferentes alturas. 

As plantas mais clássicas que podem ser utilizadas nessa modalidade de decoração são:

 – Liriope muscari ou barba-de-serpente
 – Ophiopogon japonicus ou grama-preta
 – Epipremnum pinnatum ou jibóia
 – Senecio rowleyanus ou colar de pérolas
 – Clorofito
 –
Suculentas

Foto: Pixabay

As suculentas caíram no gosto dos apaixonados por plantas e, segundo o arquiteto, são uma boa opção para quem busca praticidade e não deixa de lado o charme das plantas em tamanhos menores.

Para quem deseja começar o projeto ou a construção de um jardim vertical, Paulo Carvalho afirma que é de suma importância a presença de um profissional da área de arquitetura e/ou paisagismo, mas ele deu algumas dicas de formatos que podem ser criados em casa.

Além do estilo tradicional de jardins verticais presos na parede, formando a cobertura verde, Paulo cita outras formas que juntam praticidade e até sustentabilidade na hora de adotar as plantinhas dentro de casa. Veja:

Pendentes

Os jardins verticais pendentes fogem do padrão tradicional dos verticais instalados em paredes e podem ser criados com vasos de plantas que são suspensos em alturas variadas, formando uma espécie de cortina verde.

Pallet

Neste formato é possível montar o jardim vertical com o uso de pallets que já possuem o formato adequado de prateleira, bastando apenas pendurá-lo na parede e inserir os vasos de planta nas divisórias.

Garrafa pet

Esse modelo, além de barato, é uma alternativa sustentável para a montagem do jardim vertical. Com ele é possível reutilizar garrafas plásticas como vasos de planta e usar a criatividade na montagem. Eles podem ficar suspensos como nos jardim pendentes, podem ser colocados em prateleiras ou presos na parede formando o tradicional jardim vertical.

Para quem deseja conhecer mais detalhes sobre os jardins verticais ou se interessa pelo mundo da arquitetura, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES) vai promover o Workshop Sustentabilidade na Arquitetura: Tecnologias e Inovações para a Produção de uma Arquitetura Sustentável. O evento online e gratuito acontece em comemoração da Semana do Meio Ambiente.

A programação é destinada a profissionais de arquitetura, engenharia, estudantes e ao público em geral. A transmissão será realizada pelo canal do YouTube do CAU/ES e as inscrições podem ser feitas pelo site do Conselho.

Entre os temas debatidos, estão a gestão sustentável de resíduos sólidos da Construção Civil, as oportunidades e benefícios da energia solar, o reuso da água e o uso de paredes e telhados verdes na construção civil.

Confira a programação:

31/05

19 horas – Oportunidades e Benefícios da Energia Solar

Guido Agrizzi (A & G Solar)

20h15 – Reuso de Água: Iniciativas para Construção Civil

Ricardo Franci Gonçalves (Fluxo Ambiental)

01/06

19 horas – Gestão Sustentável dos Resíduos da Construção Civil

Levi Torres (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – ABRECON)

20h15 – Soluções de Fachadas com Alto Desempenho

Robson Destefani (Mares Soluções Construtivas)

02/06

19 horas – O Impacto das Smart Cities nas Atividades de Arquitetura

Dr. Celso Bastos – Arquiteto e Urbanista
Luiz Paulo Vellozo Lucas – Engenheiro e ex-prefeito de Vitória
Tiago Martins – Instituto CidadeES

20h15 – Jardins Verticais e Coberturas Verdes

Paulo Carvalho – Arquiteto e Urbanista