A Prefeitura de Vitória concluiu, na última segunda-feira (5), a vistoria na encosta do bairro Jesus de Nazareth, onde duas pedras rolaram na última semana. Outras duas apresentam risco de movimentação.
Uma contratação emergencial está em curso e a meta da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) é iniciar a obra de contenção das rochas na primeira quinzena de março e concluí-la até o final do mês de julho.
Cinco imóveis logo abaixo do local do sinistro foram interditados e as famílias receberam orientação de procurar abrigo na casa de parentes ou aceitarem a transferência temporária para o abrigo da Prefeitura de Vitória. Todas recusaram as propostas.
Outras duas famílias de uma casa ao lado das residências interditadas foram notificadas sobre o risco de permanecerem no local caso volte a chover. A elas também foi ofertada a transferência temporária para o abrigo da administração municipal.
Celeridade
“Estamos tratando esse evento com a celeridade que o caso exige. Uma licitação normal dura até seis meses. Vamos fazer o projeto, orçamento e licitação em um mês. Nossa equipe está empenhada. Já estamos com o projeto de intervenção concluído. Agora é orçar, licitar e contratar a empresa que vencer a licitação”, disse o secretário de Obras e Habitação Sérgio Sá.
Entenda o caso
Dia 31 de janeiro (quarta-feira)
Após fortes chuvas, duas pedras rolaram da encosta, mas foram contidas logo abaixo por uma canaleta de concreto construída para direcionar a água que desce. Outras duas pedras apresentam risco. No mesmo dia, a Defesa Civil foi ao local e interditou a área.
Dia 1º de fevereiro (quinta-feira)
Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) fez a limpeza do local, cortando uma árvore e retirando a vegetação para facilitar a análise do risco. Dois engenheiros da Semohab vistoriaram o local e iniciaram o projeto de contenção.
Dia 2 de fevereiro (sexta-feira)
Profissionais das secretarias de Obras e Habitação (Semohab) e da Fazenda (Semfa) trabalharam para alocar os recursos necessários para a realização das intervenções e iniciaram a instrução do processo que resultará na licitação.
Dia 5 de fevereiro (segunda-feira)
O projeto foi concluído e encaminhado para orçamento. A próxima etapa é licitar a obra, o que deverá acontecer em tempo recorde.
Uma equipe da defesa civil está 24 horas de prontidão para atender a população de Vitória, que pode acioná-la pelo número (27) 98818-4432.