A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) anunciou, neste domingo (25), mudanças no tráfego de embarcações em vários pontos do litoral de Vitória e Vila Velha. As mudanças já estão valendo.
Segundo a CPES, o objetivo da medida é prevenir acidentes, que aumentam no verão, com a vinda de turistas e as férias escolares. Veja o documento na íntegra.
Na praia de Camburi, em Vitória, por exemplo, está proibido navegar entre a Ilha do Socó e a faixa de areia em um raio de 200 metros. A embarcação, seja à vela ou motorizada, terá que passar por fora da área delimitada.
Já em Vila Velha, é a Praia da Sereira, próxima ao Clube Libanês, que teve um trecho restringido. Outros pontos, como na Ilha do Boi, em Vitória, e a Praia de Itapoã, Vila Velha, também foram incluídos nas mudanças.
Manobras arriscadas e aproximações da área de banhistas com velocidade acima de cinco quilômetros por hora também não são permitidas. As embarcações devem respeitar os limites, marcados por boias. Quem violar as novas normas, que já estão valendo, poderá ser multado e ter o certificado de habilitação suspenso ou cancelado.
A demarcação de áreas para banhistas deve reduzir os casos de acidentes graves, como por exemplo, o que aconteceu com o velejador Lars Grael, em setembro de 1998. O atleta participava de uma competição em Vitória, quando uma lancha invadiu a área demarcada para a prova e bateu na embarcação em que ele estava. O velejador acabou com a perna direita amputada pela hélice da lancha.