Geral

Jornada de Formação para Mediadores de Leitura começa nesta sexta na Biblioteca

A iniciativa é do projeto RELer&fazer, programa de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Foto: Flavio Almeida

Nesta sexta-feira (6), acontece a II Jornada de Formação para Mediadores de Leitura, que será realizada na Biblioteca Pública Municipal de Vitória “Adelpho Poli Monjardim”, a partir das 14 horas.

O evento terá como tema: “Extensão Universitária e Ação voluntária na implementação de políticas públicas: ocupando o Centro de Vitória com ações pró-Leitura”. A iniciativa é do projeto RELer&fazer, programa de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

O objetivo do projeto de extensão “Jornadas de Formação Continuada para Mediadores de Leitura” é estimular e fortalecer o circuito de atividades dedicadas ao contato com a leitura no Centro e, a partir daí, em outros bairros e municípios, integrando leitores experientes e inexperientes de diversos bairros da capital.

Programação

Com uma programação diversa, as atividades devem percorrer diversos espaços do Centro de Vitória. Serão oferecidos minicursos, oficinas, sarau e uma roda de violão, que vai fechar a programação. Para participar, é preciso de inscrever pelo site. As inscrições serão efetivadas por ordem no envio do formulário.

O projeto-piloto das Jornadas é fruto de uma articulação entre o programa RELer&fazer e vários parceiros que, localizados, no Centro de Vitória, reconhecem a importância e o valor estratégico da “causa da leitura” não apenas para a formação dos cidadãos de forma individual, mas como um fator de desenvolvimento capaz de incidir sobre a vida prática de grupos e instituições diversas.

Parceiros como a Secretaria Municipal de Cultura de Vitória e sua Biblioteca Municipal, a Casa de Stael, o Trapiche Gamão, a Editora Cousa e a Thelema têm sido fundamentais para viabilizar a realização das Jornadas, e a expectativa é que em 2020 novos atores continuem a aderir à iniciativa.