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Jornalismo verdade da TV Vitória traz resultados práticos para a população

O jornalismo vai além dos resultados em números de audiência. Através dos cinco telejornais, a TV Vitória soma resultados que os telespectadores sabem que acontecem

“Jornalismo é serviço público”. A frase é de um dos mais premiados jornalistas brasileiros: Alberto Dines, do Observatório da Imprensa. Muito além da audiência e credibilidade, o jornalismo deve trazer resultados práticos para a população. Uma rua que foi asfaltada após uma reportagem, uma pessoa desaparecida que foi encontrada após a divulgação na TV.

A redação integrada de jornalismo da Rede Vitória recebe denúncias da população Foto: Folha Vitória

“Os resultados concretos dão vida ao conceito do jornalismo como o pilar da democracia, como o pilar da cidadania. E assim estabelecemos relacionamento com o público”, diz o gerente de jornalismo da Rede Vitória.

Em junho de 2014, o aposentado Kennedy Régio de Souza foi surpreendido ao ter a caminhonete furtada, na Praia da Costa, em Vila Velha. Ele conta que ao registrar a ocorrência na delegacia, os próprios policiais disseram para divulgar no Balanço Geral que, assim, o veículo poderia ser encontrado mais facilmente.

“Meu filho entrou em contato com a TV Vitória e, no outro dia de manhã, uma equipe veio fazer uma reportagem. No mesmo dia, após a exibição da matéria no Balanço, a polícia me ligou informando que a caminhonete havia sido encontrada. Se não fosse a divulgação da TV, talvez ainda estaria sem meu carro”, conta o aposentado.

O quadro Praça do Povo, do Balanço Geral, é um ponto de encontro de pessoas que precisam de ajuda. Um caso notório foi o do neto de Dalvina Gomes que foi à praça para tentar reencontrar o neto que havia fugido de casa. A criança, de 12 anos, é soropositivo e não tem pais. Após aparecer na TV Vitória, a criança foi encontrada. “A produção até marcou uma reportagem, de vir aqui em casa, mas não deu tempo. Graças a Deus meu neto apareceu antes”, conta a aposentada.

A editora-chefe do Balanço Geral, Marcella Lage, explica a importância dos resultados. ​“Nós temos uma verdadeira parceria com a população. Em imagens de videomonitoramento, a própria comunidade entra em contato conosco e nos envia as imagens. E o resultado é prático. São inúmeros casos de pessoas que foram presas após a divulgação no Balanço, além de várias pessoas que estavam desaparecidas que foram encontradas”.

O secretário Estadual de Segurança Pública, André Garcia, também destaca a credibilidade dos serviços prestados pela Rede Vitória. “A TV Vitória exerce um papel importante para a sociedade capixaba e demonstra compromisso e credibilidade nas informações prestadas à população, que se mantém atualizada quanto aos acontecimentos relacionados à segurança pública. Trata-se de um serviço de mão dupla, pois acaba aproximando a secretaria e os capixabas”, afirma.

E nos programas focados em segmentos econômicos, como o Negócios de Sucesso, o resultado também é visível. O empresário Helder de Almeida Costa se surpreendeu após ter uma reportagem veiculada no programa, na última semana, falando sobre como lojistas capixabas veem oportunidades em momentos de crise. Na mesma noite, faltavam mesas para tantos clientes.

“A repercussão foi muito boa. Os clientes comentavam que viram a matéria, comentaram no nosso Facebook… A matéria foi excelente, muito bem elaborada. O resultado foi o bistrô lotado de segunda a sábado”, diz o empresário.

O Cidade Alerta é outro telejornal em que a prestação de serviço é a âncora. Os quadros “Seu Problema É” e “Advogado do Povo”, tem a participação ativa do público. “É impressionante o retorno da audiência. As pessoas mandam fotos, vídeos, denúncias, tiram dúvidas com nossos comentaristas. O público ajuda a fazer o jornal”, conta a editora-chefe do Cidade Alerta, Karina Menezes.

Em julho de 2015, um bazar realizado pelo Instituto Luiz Braille do Espírito Santo (Ilbes), superou as expectativas após a divulgação no Cidade Alerta. “A divulgação da TV Vitória foi maravilhosa e muito eficaz. A gente percebeu que muita gente compareceu ao bazar por causa da reportagem que também fez com que as pessoas conhecessem o nosso trabalho e viesse ajudar”, conta a professora de orientação e mobilidade do Ilbes, Bernadete Sessa Rutigliano.

São inúmeros casos que exemplificam os resultados obtidos. Um dia após a veiculação de uma ex-presidiária que é pescadora e queria ganhar um barco para trabalhar, no Cidade Alerta, a mulher foi presentada por um empresário capixaba. “Desde quando eu vi a reportagem eu fiquei com o coração apertado e liguei para a TV Vitória para ver como eu poderia ajudar”, afirma o empresário Valmar Segatto.

“A gente percebeu que para o sucesso do Cidade Alerta, a gente precisou quebrar o paradigma de o jornalista de um lado e o público de outro. No Cidade, a audiência participa ativamente do jornal. O público manda vídeos, fotos, abraços, dúvidas, e a gente coloca no ar. Nós temos um contato muito próximo com a população”, revela a editora Karina Menezes.

Maior campanha solidária da história do ES

A campanha Espírito Santo Solidário já ajudou milhares de capixabas com doações de telespectadores

A maior corrente solidária já vista na história do Espírito Santo foi encabeçada pela Rede Vitória em um dos momentos mais críticos do Estado: as chuvas de dezembro de 2013. Cerca de dois milhões de quilos de doações foram entregues às vitimas das chuvas.

“O apoio da TV Vitória foi fundamental naquela época porque o movimento começou entre a Cruz Vermelha e a TV, e, rapidamente, ganhou proporções que não imaginávamos. Foi fantástico. O evento foi considerado um dos que mais impressionou a Cruz Vermelha no Brasil”, afirma o presidente da Cruz Vermelha no Espírito Santo, Dalvo Ferraz Junior.

Desde então, a Rede Vitória criou um novo segmento de conteúdo aliado a causas, chamado Espírito Santo Solidário. Em 2014, foram realizadas duas grandes campanhas – doação de sangue e aleitamento materno. A primeira, em parceria com o Hemoes, registrou aumento de 120% na coleta de sangue. “Eu acho importante a questão do serviço de utilidade pública principalmente por parte de uma grande emissora com um público cativo que atende a uma grande parte dos capixabas. Trazer essas matérias de utilidade publica para a sociedade só vem a gerar benefícios para a população”, diz o diretor do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), Clio Venturim.

Já a campanha de aleitamento materno, aumentou significativamente o número de doações de leite, no Hospital da Polícia Militar (HPM). “O telefone não para de tocar, tive que pedir ajuda aos colegas para atender às ligações. Já recebemos ligação de Guarapari, Jacaraípe, Cariacica… Ligações de várias pessoas interessadas em doar leite materno”, afirmou a coordenadora do banco de leite do hospital, capitã Vera Lúcia Berto, durante a campanha.

“Foi o primeiro programa que a gente fez, durante a campanha do ES Solidário, fora do estúdio e o saldo foi superpositivo. A capitã havia me dito que o número de doações aumentou. Além do aumento das doações, nós também conscientizamos a população”, afirma a apresentadora do Fala ES, Tais Venâncio.

Esse ano, a Rede Vitória ampliou o número de ações. Serão seis ao longo de 2015 em parceria com a Rede Farmes. A primeira campanha teve como foco a violência contra a mulher, um problema que coloca o Espírito Santo no 2º lugar no ranking de maior número de casos de violência doméstica no país.

Em seguida, foi realizada a campanha de arrecadação de agasalhos, que somou mais de 20 toneladas de roupas doadas somente na Grande Vitória e destinadas para a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). “Nós estamos felizes e nem acreditando no resultado da campanha. Agradecemos a Deus, à sociedade capixaba e a todos da TV Vitória, que está sempre envolvida em projetos sociais. Estamos muito felizes”, disse a vice-presidente da Afecc, Marilúcia Dalla.

E nesse mês está no ar a campanha de conscientização sobre doação de órgãos. Um tema voltado para a vida. Só a fila de espera por um rim, por exemplo, soma mais de 800 pessoas no Espírito Santo. “Contar as histórias dessas pessoas e de tantas outras que precisam de ajuda, e de outro lado, de tantas que ajudam, é o grande valor do jornalismo, em um momento em que valores, na verdade a falta deles tem sido tão perniciosa para o país”, analisa o gerente de jornalismo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho.