Referência no Espírito Santo, o jornalista Hélio Dórea comemora 60 anos de colunismo social, no próximo domingo (10). Ao lado de personalidades importantes da nossa sociedade, o jornalista sempre se destacou pelo trabalho sério e leal.
Apesar de exercer a profissão com amor e qualidade, Helio, que nasceu na Bahia, diz que nunca pensou em ser jornalista. Graduado em Odontologia, ele conta que seguiu a carreia jornalística de forma inesperada.
“Eu nunca pensei fazer jornalismo. O fato é que eu tinha um amigo que não era daqui. Ele veio para Vitória ser colunista no jornal O Diário. Esse jornal era famoso, ficava na Rua Sete de Setembro. Meu amigo, que era de Cachoeiro de Itapemirim, ficou um pouco perdido e me ligava para pedir dicas. Um dia, ele viajou para o Rio de Janeiro e não voltou. Acabei ficando no lugar dele e estou nessa área até hoje”, relata.
E o amor dedicado por Hélio à profissão rendeu grandes frutos para todo o Estado. Afinal, foi ele quem contribuiu para a criação do curso de jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo.
“Não existia faculdade de jornalismo. Quem escrevia na época era autodidata. Um dia fui até ao Alaor Queiroz, reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, e fiz o apelo. Pedi que ele criasse o curso de Comunicação Social na Ufes. Pedi e ele criou. No dia da solenidade de assinatura da criação do curso, ele me convidou para participar. Em seu discurso, citou que a ideia da criação do curso tinha sido minha. Discursei e agradeci”, relembra.
Em todos esses anos de dedicação, Dórea é sempre parabenizado pelo trabalho e possui motivos em dobro para comemorar. Isso porque além dos 60 anos de colunismo, um recorde nacional, ele vai festejar os oito anos de parceria com o jornal online Folha Vitória.
Escrevendo para o Folha Vitória desde sua criação, o jornalista afirma que o casamento entre as partes deu certo. “O Folha Vitória nasceu comigo e eu com ele para o jornalismo online. O Fernando Machado e o Americo Buaiz me convidaram para fazer a coluna no jornal. Nós nascemos juntos e, domingo, estaremos comemorando oito anos de colunismo on-line. Além disso, domingo comemoro também, 60 anos de colunismo, um recorde nacional”, afirma.
Sinônimo de glamour e sofisticação, a Coluna Hélio Dórea é uma das mais acessadas no Folha Vitória e ele revela seus segredos: “O colunismo é o mesmo. Eu sempre procuro me atualizar. Não posso escrever hoje como eu escrevia há 20 anos. Sempre procurei construir e somar”, conta.
Tradicional no Espírito Santo, a coluna de Hélio Dórea é reconhecida em todo o Brasil. Entre os muitos admiradores do trabalho do jornalista está o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o jurista Carlos Mário Velloso. Segundo Dórea, o jurista, em um e-mail, destacou seu trabalho.
“O Velloso certa vez disse: Costumo dizer que, ‘se o evento passa pela coluna Hélio Dórea, fica mais importante’. Quem disse isso foi ele, não eu”, diverte-se o ícone do colunismo social no Brasil.
Para o próximo domingo (10), Hélio promete surpresas. Ficou curioso? Então acompanhe a coluna pelo Folha Vitória.
Eterno apaixonado pela família, Dórea faz questão de frisar a parceria entre ele, e a esposa Regina. Da união, nasceram Hélia, Miguel e Helina. A família cresceu e hoje o amor de Dórea é compartilhado com os netos e a bisneta.
“Ganhei a sorte grande ao casar com a Regina. Com ela tive os meus filhos. Meus filhos me deram 11 netos, e agora tenho uma bisneta. Para mim, a família vem em primeiro lugar”, destaca.