O sócio-diretor da Cofril, José Carlos Correa Cardoso, tem 61 anos, é casado, pai de três filhos e avô de dois netos. Sua aproximação do segmento começou quando ainda era criança, acompanhando o pai na aquisição de suínos nas granjas da região. Em 1987, fundou a Cofril, com dois de seus irmãos e alguns poucos colaboradores. Após anos de trabalho incansável e persistente, começou a colher os primeiros resultados com a receptividade cada vez mais crescente dos produtos que fabricava.
Mais colaboradores se juntaram à equipe e a produção começou a ganhar proporções substanciais, exigindo um trabalho de maior eficácia nas vendas e distribuição, até alcançar os dias atuais, com a produção de mais de 120 itens de derivados de carne suína, comercializados em todo o estado do Espírito Santo, gerando aproximadamente 1.300 empregos diretos.
Por que você foi eleito líder no seu segmento? A que atribui a sua vitória?
Nestes 35 anos de atuação da Cofril, sempre pautamos nosso trabalho na transparência e no bom relacionamento com todos os parceiros envolvidos. Cremos ter sido esse o fator preponderante para essa conquista.
O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você pratica?
À medida que a gente vai agregando novos parceiros e colaboradores, o relacionamento cotidiano nos permite praticar essa liderança naturalmente.
Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis?
Transparência, honestidade, humildade e respeito nos relacionamentos.
Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder?
Muitas pessoas e líderes que conhecemos nos dão essa inspiração, nos fazem espelhar aquilo que queremos ser e como queremos ser enxergados. O reconhecimento é o resultado desse procedimento, e queremos apenas ser enxergados como uma pessoa de bom trato, de bom convívio com todos.
Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização?
O papel do líder é ser espelho e exemplo, para que assim tenhamos um ambiente saudável, criativo, participativo.
Quais são as boas práticas da sua governança?
Transparência, verdade e positividade.
A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos?
Buscar manter um bom ambiente de trabalho, ter precaução na hora de investir, estar atento às mudanças no ambiente empresarial e da sociedade como um todo.
Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?
Lidar com as adversidades e com as mudanças frequentes por quais passam nosso país sem sofrer grandes impactos no desenvolvimento dos negócios.
Em uma palavra: ser líder é… persistir.