Geral

Jovem de 20 anos morre após complicações de tuberculose no ES

A capixaba Deboráh Borges passou por várias complicações no hospital e morreu após uma parada cardíaca; ela deixou o marido e uma filha de apenas 5 meses

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A morte de uma jovem de 20 anos gerou comoção na internet no último domingo (11). Deboráh Borges deu entrada em um hospital da Grande Vitória no dia 29 de fevereiro, um dia após seu aniversário, durante o tratamento de uma tuberculose.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Depois disso, foram 11 dias internada tentando superar as diversas complicações que ocorreram no hospital. O marido, Gustavo Carneiro, 20, contou ao Folha Vitória que a esposa começou a ter problemas cardíacos.

“Ela teve um problema de coração. Começou com uma tuberculose, estava tratando, mas ela começou a ficar com o corpo inchado e apresentar dores e, então, foi internada. Os médicos descobriram que o coração dela estava crescendo e isso foi gerando insuficiência em outros órgãos, ela teve até trombose”, contou.

Na manhã de domingo, Deboráh morreu após uma parada cardíaca. Ela deixou, além do marido, uma filha de apenas cinco meses: Jade, que não pôde visitar a mãe no hospital. 

“Jade não conseguiu visitar a mãe nesse tempo de internação. Recebemos ajuda de amigos e de nossa família. A equipe médica, enfermeiros e técnicos ficaram muito abalados com a partida dela. Ela sempre falava de Jesus para todos”, disse.

Pelas redes sociais, Deboráh postava vídeos cantando, inclusive com o marido, em apresentações na igreja.

“A Deborah era um exemplo de força e de alegria. Era uma menina que mudava qualquer ambiente. Sempre com o seu brilho”, relembrou.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Jovem escapa de incêndio em casa na Serra; imóvel ficou destruído

O que é tuberculose 

A tuberculose é definida como uma doença bacteriana, ou seja, causada por uma bactéria, a Mycobacterium tuberculosis, também chamada de bacilo de Koch.

Ela afeta tradicionalmente o pulmão, mas pode atingir outros órgãos do corpo humano, a depender de sua gravidade. Até mesmo os ossos podem ser atingidos pela tuberculose.

Como se pega tuberculose?

De modo geral, a tuberculose é transmitida pelo ar, sendo que as gotículas de saliva expelidas pelo paciente infectado durante a tosse ou o espirro são os principais vetores da doença.

É importante deixar os ambientes sempre arejados, permitindo que a troca constante de ar evite o acúmulo de bactérias e vírus que podem causar de gripes e resfriados comuns até tuberculose.

Principais sintomas

Alguns sintomas da tuberculose incluem:

– Tosse forte e frequente por mais de duas semanas;

– Expelimento de catarro;

– Catarro com a presença de sangue;

– Febre;

– Dor no peito;

– Falta de ar;

– Cansaço;

– Perda de apetite e

– Rouquidão.

Prevenção:

A prevenção à tuberculose pode ser feita por meio da vacina BCG, aplicada em crianças e bebês, geralmente no braço direito. É a BCG que deixa uma marquinha quase na altura do ombro, que acaba servindo como um comprovante de imunização contra a tuberculose.

Evitar aglomerações e manter sempre os ambientes bem arejados também são formas de prevenir a tuberculose.

Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze Repórter
Repórter
Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).