Apesar de existir emojis com diversas etnias, o cabelo afro ainda não é representado nas redes sociais. A campanha #AfroHairMatters foi criada para aumentar a representatividade nas redes e conseguir incluir novas figurinhas em 2020.
A ativista Rhianna Jones está promovendo uma campanha on-line para obter assinatura e conseguir a inclusão de emojis que representem pessoas com cabelos afro. Ela já coletou mais de 57 mil assinaturas para que as carinhas sejam incluídas nos aplicativos em 2020, a meta é 75 mil assinaturas.
A ativista se sentiu confiante para lançar a sua própria campanha após o Tinder, aplicativo de relacionamentos, inserir novos emojis para representar diversas etnias. Em entrevista, Rhianna, que usa cabelo afro, disse que ainda não se sente representada, por mais que aprecie as opções de cores de pele que já estão disponíveis no mundo virtual.
Para desenvolver os Afromojis, Rhianna contou com a ajuda de a amiga designer gráfica Kerrilyn Gibson. O Unicode Consortium, que determinam quais serão os novos emojis adicionados, aprovaram 3.019 designs até o momento, mas nenhum deles inclui os cabelos afro.
“O padrão de cabelo liso e eurocêntrico em nossos teclados é um lembrete sutil da lenta aceitação dos cabelos afro pela mídia em suas normas de beleza social em geral”, disse Rhianna.
A petição ainda está disponível na internet para ser assinada e dar apoio ao movimento dos cabelos naturais de pessoas de diversas cores