Geral

Jovens e adultos já podem se inscrever no Encceja

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos estão abertas até dia 31 de maio

Foto: Divulgação

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, estão abertas até o dia 31 de maio (sexta-feira). O Exame é a chance de avaliação de correção do fluxo escolar para quem não concluiu os estudos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio na idade regular.

A novidade do Exame em 2019 é que o Inep disponibilizou uma versão do edital em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A certificação é de graça e acontecerá no dia 25 de agosto. As inscrições podem ser realizados no site do Encceja.

A prova do Ensino Fundamental contém 30 questões de múltipla escolha sobre ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação, história e geografia. Já o exame do Ensino Médio traz 30 questões de múltipla escolha sobre ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e redação, ciências humanas e suas tecnologias.

Para realizar a prova, existem alguns pré-requisitos, como ter 15 anos completos no dia da certificação no Ensino Fundamental e 18 anos completos para a prova do Ensino Médio. Quem tiver mais de 18 anos, pode realizar o Exame para o Ensino Médio direto, mesmo sem o Ensino Fundamental completo.

Orientações para o Encceja

Além das idades mínimas para a realização do Exame, os alunos que realizarem a prova só receberão o certificado do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio se conseguir a nota mínima exigida em cada uma das quatro provas mais a redação. A seleção das provas acontece no momento da inscrição para o Encceja.

Quem já participou do Exame anteriormente e conseguiu nota suficiente em alguma das provas pode se inscrever para as provas que faltam. No momento da inscrição, é possível escolher também a instituição certificadora, que é quem emite o diploma.

Certificação de Competências de Jovens e Adultos

A nota mínima exigida nas provas objetivas é de 100 pontos, enquanto na redação são exigidos cinco pontos mínimos dos candidatos. A elaboração, aplicação e correção das provas do Encceja é realizado pelo Inep, mas a certificação é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia.

Quem garantir as notas mínimas em todas as quatro provas mais a redação possui direito à certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Em outro caso, se o candidato conseguir nota mínima em uma, ou mais, provas do Exame, ele terá direito à declaração parcial de proficiência.