Lideranças comunitárias, representantes de projetos sociais e jovens do Centro de Vivência de Vitória irão participar de oficinas de comunicação neste sábado (30) e no dia 28 de outubro. Os encontros acontecem de 8h às 12h, no Centro Universitário FAESA, em Vitória.
A qualificação é um intercâmbio universidade-comunidade, oferecida pelos alunos do curso de Jornalismo da instituição de ensino.
Lideranças Comunitárias
O projeto de capacitação visa atender a demanda de comunicação instantânea de redes sociais, nas comunidades de São Benedito, Jaburu, Itararé, Floresta, Engenharia, Bonfim, Bairro da Penha e Consolação, também reconhecido como “Território do Bem”.
O objetivo é colaborar na democratização da informação e reforçar a importância das lideranças para a promoção do desenvolvimento dos componentes econômico, social, ambiental e cultural de maneira integrada nestes locais. A proposta é trazer conhecimentos e prática de comunicação comunitária em redes sociais com ênfase em WhatsApp e Facebook. Posteriormente, em um segundo encontro, será ensinado técnicas de fotografia e vídeo.
Jovens Focas
Adolescentes e jovens de 12 a 20 anos do Centro de Vivência de Vitória “adotarão” uma profissão na manhã deste sábado (30). Com o auxílio de alunos do 6º período da instituição de ensino, eles participarão de oficinas jornalísticas e terão como desafio a produção de um programa de rádio e uma reportagem de TV.
Para se tornarem repórteres por um dia, eles irão aprender como são os bastidores de uma produção jornalística e participarão de dinâmicas nos estúdios de Rádio e TV. E literalmente vão produzir pautas, matérias e entrevistar fontes. E, além de resgatar a autoestima, a iniciativa tem como objetivo despertar o interesse dos jovens para uma profissão.
Território do Bem
O “Território do Bem” tem 31 mil habitantes e é formado pelas comunidades de São Benedito, Jaburu, Itararé, Floresta, Engenharia, Bonfim, Bairro da Penha e Consolação. É a denominação conferida pelos próprios moradores, através de suas instâncias organizativas, à região chamada pela Prefeitura de Poligonal 1, na área central de Vitória.
O nome Bem vem da moeda social que deu início ao processo de integração das comunidades deste território. O Banco Bem, banco comunitário local, foi a estrutura comunitária que começou a mobilização e articulação de moradores de diferentes comunidades no mesmo espaço social e geográfico.
Serviço
Oficinas de comunicação
Datas: 30 de setembro e 28 de outubro
Horário: 8h às 12h
Local: FAESA Centro Universitário – Vitória
Informações: 99763-3867/ 99699-6495