As pichações de prédios e monumentos são um tormento para moradores e repartições públicas. Por ano, somente a Prefeitura de Vitória gasta cerca de R$ 200 mil para limpar praças, prédios e monumentos alvo dos pichadores. Segundo a Fecomércio a sujeira nos estabelecimentos resultam em cerca de R$ 500 mil de prejuízo para os comerciantes.
O antigo prédio da Secretaria de Fazenda exibe a fachada marcada por pichações. São rabiscos feitos por vândalos que escalam diversos prédios para deixar suas marcas. Nem mesmo a escadaria da Catedral Metropolitana de Vitória escapou.
A escadaria Maria Ortiz símbolo histórico da Capital também exibe pichações. Os pichadores mais ousados além de atacar monumentos, se arriscam subindo em grades, e se apoiando em marquises. Quem destrói patrimônio público ou particular é criminoso.
O código penal prevê prisão que pode chegar a três anos de detenção e pagamento de multa. Mesmo assim uma dupla não se intimidou, eles picharam a lateral de um prédio histórico no Centro, em Vitória.
A ação foi flagrada pelo videomonitoramento de uma loja. Após pichar a dupla sai caminhando tranquilamente sem se preocupar com o crime que cometeram.