Geral

Jovens têm aulas de empreendedorismo e trocam "moedas" por brindes

Entre todas as etapas, o curso de formação tem duração de seis meses. Para incentivar a participação dos jovens, uma moeda específica foi criada para o projeto, chamada "Rodadas"

O projeto Labor@rte faz parte de uma série de ações da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) para promover o desenvolvimento de jovens Foto: Divulgação

Além de desenvolver o empreendedorismo e trocar experiências, os jovens participantes do projeto Labor@rte contam com atividades práticas e uma metodologia de ensino diferenciada. As ações acontecem em três bairros: Nova Rosa da Penha, em Cariacica; Vila Nova de Colares, na Serra; e Barramares, em Vila Velha.
 
O Labor@rte começou em setembro do ano passado e atende jovens de 15 a 29 anos, moradores das três comunidades. Segundo a gerente operacional do projeto, Maísa Porto Nacari, o objetivo é proporcionar uma formação empreendedora, voltada para arte, cultura e entretenimento. “Queremos ajudá-los a pensar em um projeto de vida e a terem a própria renda fazendo o que gostam. Para envolver esses jovens, usamos uma linguagem específica e uma metodologia com atividades práticas e lúdicas”, explicou.

O Labor@rte começou em setembro do ano passado e atende jovens de 15 a 29 anos Foto: Divulgação

Entre todas as etapas, o curso de formação tem duração de seis meses. Para incentivar a participação dos jovens, uma moeda específica foi criada para o projeto, chamada “Rodadas”. Ao participar dos encontros e desenvolver os projetos, os jovens acumulam as moedas e depois podem trocá-las por objetos diversos durante a “Loja do Rodadas”. Nessa ação, a equipe do projeto organiza uma espécie de loja, que expõe os produtos que podem ser adquiridos pelos jovens. Entre os itens estão flauta, violão, material de pintura, tinta de grafite, pandeiro, espuma de estúdio, headfone, entre outros.

 
“Esse projeto é uma oportunidade para os jovens. O empreendedorismo é um caminho importante e contribui para o desenvolvimento comunitário”, acrescentou.
 
O projeto Labor@rte faz parte de uma série de ações da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) para promover o desenvolvimento de jovens através da cultura e de manifestações artísticas.
 
#CompartilheoBem

Contar a história de projetos que mudam a realidade de jovens e adolescentes é um dos objetivos do Movimento #CompartilheoBem. A campanha, lançada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), tem o objetivo de diminuir os índices de violência urbana no Espírito Santo, promovendo a cultura da paz.
 
O Movimento acredita que com o comprometimento de todos será possível continuar avançando na redução da violência no Estado. A campanha convida a sociedade a exercitar a tolerância no dia a dia e a solucionar de forma pacífica alguns conflitos que acontecem em casa, no trabalho e no trânsito.